quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rio comemora 80 anos do monumento ao Cristo Redentor no Morro do Corcovado

As comemorações dos 80 anos do monumento ao Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, na capital fluminense, começaram cedo com a benção aos fiéis de várias partes do mundo e do Brasil. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrou a missa no local. Depois, foram inaugurados os bustos de Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra do Cristo Redentor, e de dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio, que levou adiante a ideia de construção da estátua. A forte neblina cancelou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
As homenagens continuam a partir das 18h, no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo, com o Show da Paz, que vai apresentar mais de 30 artistas convidados, entre eles, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Alexandre Pires. Durante a festa, haverá o lançamento da exposição Cristo Redentor para Todos.
Na terça-feira (11), o prefeito Eduardo Paes, por meio de de decreto, determinou o tombamento definitivo do monumento. A medida visa à preservação da estátua, bem cultural que desde 1931 constitui um dos mais expressivos símbolos do Rio de Janeiro, ícone brasileiro e uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o valor do tombamento definitivo está no reconhecimento ao trabalho dos brasileiros. “O prefeito com o decreto, reconhece que o Cristo Redentor é uma obra de brasileiros feita para os brasileiros e para o mundo todo”, disse.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário