domingo, 9 de outubro de 2011

Vigilância sanitária multa fábrica do Toddynho em R$ 175 mil

A Vigilância Sanitária de São Paulo multou a empresa PepsiCo, fabricante do achocolatado Toddynho, em R$ 175 mil. Cabe recurso. Segundo a Vigilância, os fiscais decidiram multar o fabricante por "fabricar, embalar, armazenar, expedir, transportar e colocar àvenda produtos sem qualidade e segurança, expondo a risco a saúde dos consumidores". No Rio Grande do Sul, 32 pessoas passaram mal por ingerir o produto. Elas tiveram sintomas como ardência e lesões na boca.

A equipe de inspeção concluiu que, embora a PepsiCo cumpra as normas de boas práticas defabricação, houve falha pontual que envolveu um equipamento de esterilização da fábrica.

Na quinta-feira, a A PepsiCo divulgou nota em que reconhece ter embalado unidades do produto junto com água e detergente, devido a uma falha no processo de higienização das máquinas.

Ainda segundo o relatório de inspeção, a empresa demonstrou por meio de documentos que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente para o Rio Grande do Sul e adotando as medidas necessárias a correção do problema.

A Vigilância Sanitária Estadual mantém a interdição cautelar do lote em questão para todo o estado de São Paulo. Por mês, segundo a PepsiCo, são fabricados 30 milhões de unidades de Toddynho líquido de 200ml. O lote que apresentou problemas tinha 80 unidades.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário