A Literatura de Cordel é o tema do documentário Cordelíricas Nordestinas, projeto desenvolvido pelo coletivo de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura, que está a todo vapor em fase de gravações. O projeto é financiado com recursos do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura, na edição 2010, que homenageia o poeta Patativa do Assaré. O Cordel é uma arte popular caracterizada por uma seqüência de versos que se encadeiam para contar uma história, e geralmente é divulgada em folhetos amarrados em cordões, em bancas de revistas ou nas feiras livres.
O documentário destaca a figura do poeta sertanejo e os diversos aspectos que compõem a Literatura de Cordel. A tradição do Cordel, as normas técnicas, a métrica, a poética, as xilogravuras, entre outros aspectos serão evidenciados através de depoimentos de cordelistas e também de pesquisadores da cultura popular com foco no cordel nordestino.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy0QuWod-iBzdzV9aZu2pZL5Hf7zbEgTydTkP11ModvmIX9FM1vDS65cz-X3AQM1lGaKe1kJ1I5YQxEVTCJSLwaQ33G-Lh58sS6wrrJcT7Pa_0R7WERDxoQo7nDZ5p7-IORuve9ytRpVw/s320/Produ%25C3%25A7%25C3%25A3o-Doc-Cordel%25C3%25ADricas-Nordestinas-3.jpg)
O ritmo das gravações segue adiantado. A equipe já entrevistou diversos nomes representativos do cordel no Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos, como Medeiros Braga, cordelista paraibano que publicou vários livros e mais de 80 títulos em cordel, e a dupla pernambucana de violeiros Iranildo Vila Nova e Valdir Teles, famosa pelos seus versos de improviso.
Os poetas potiguares Crispiniano Neto, que escreve versos há cerca de 20 anos, e Antônio Francisco, um dos cordelistas de grande destaque no Nordeste, também participam do documentário. A equipe já ouviu alguns repentistas como os potiguares Mundoca Dantas e José Ribamar, e o pernambucano José Edinaldo dos Santos, mais conhecido como o Ceguinho Aboiador. No Rio Grande do Norte as gravações foram realizadas em Acari, Mossoró e Serra do Mel e agora a equipe se prepara para gravar em Natal, Parnamirim e Santo Antônio do Salto da Onça. A previsão de lançamento do projeto é em 2012
Com informações do portal V&C Artigos e Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário