![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOKCsFZaMy-ooN4zQ2LrYk8b9mPsqbZY9pYnPmd4yDEj7MgUn4emS5l45wMwfmCF0ofozW-qKey7iU4ZAis-FCbm6bgWosZsKFQC_Q3Qle7C_mI_QwoGsgAi36T27gBWH7Eb9XAt9blP4/s1600/casa_do_artista_popular.jpg)
O salão, que ficou aberto durante um mês, é vitrine para artesãos de várias localidades da Paraíba é montado anualmente, sempre no período de alta estação. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, muitos artesãos que expõem nesses salões negociam contratos com clientes brasileiros e estrangeiros para, após o término do evento, produzir as peças encomendadas.
Presente nos salões de artesanato há várias edições, Nevinha das Cerâmicas aumenta as vendas a cada ano. "Vendo muito bem nos salões, onde também fecho negócios futuros com clientes que visitam as feiras”, disse.
Na próxima semana, Nevinha começará a produção das peças encomendadas para a Inglaterra. Parte do pagamento já foi depositado na conta da artesã. Ela, o marido e colaboradores têm um prazo de 90 dias para entregar as panelas, que atravessarão o oceano via container, que será embarcado no porto de Suape, em Pernambuco.
De acordo com Nevinha, esta não é a primeira vez que os ingleses compram suas famosas panelas pretas e marrons. O primeiro pedido, há alguns anos, foi de 125 peças. No ano seguinte, eles compraram 750 unidades. O maior pedido, feito pela mesma rede de restaurantes ingleses, foi de três mil peças.
Ela contou que os ingleses são exigentes e se encantaram com a qualidade e com o acabamento de suas panelas e demais utensílios, uns feitos de barro comum e outros de argila especial. Por dia, são "armadas” 75 peças; no dia seguinte, elas passam pelo acabamento e secagem e, em seguida, vão ao forno. Em 30 dias, a carga chega à Inglaterra.
O 15º Salão de Artesanato da Paraíba, que se encerrou neste domingo (22), esteve aberto todos os dias, das 15h às 22h, desde o dia 22 de dezembro e reúne trabalhos de artesãos vindos de todas as regiões do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário