quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dr. Nivaldo Borges: Há 5 anos, os jardinenses perdiam um dos seus filhos mais queridos

No último dia 31 de janeiro, familiares, amigos e admiradores do saudoso dr. Nivaldo Borges, ex-prefeito de Jardim de Piranhas/RN, lembraram os 5 anos de sua partida. Conheça a história desse grande seridoense:

Nivaldo Borges da Silva nasceu em 11 de março de 1943, no sítio Flores, município de Jardim de Piranhas. Em 1954 cursou o primário na Escola Padre João Maria. Em 1958 cursou o ginásio no Colégio Diocesano Seridoense, e no ano seguinte cursou o científico no colégio Ateneu, de Natal-RN. No ano de 1969 realizou o sonho de formar-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, profissão que exerceu com zelo até o fim da vida. Em 1971 retornou ao Seridó, onde iniciou suas atividades profissionais como médico Diretor do Hospital do Seridó (BENFAN), em Caicó.
            Em 1980 voltou a capital do Estado onde foi chefe da Legião Brasileira de Assistência (LBA).
            Atendendo os anseios do coração e acalentando o desejo de realizar um sonho de juventude, voltou para o Seridó, objetivando tornar-se prefeito de Jardim de Piranhas, sua terra natal. Em 1982 entrou na vida pública, concorrendo pela primeira vez a prefeitura, não obtendo sucesso, mas a experiência o motivou a continuar trabalhando ainda mais em benefício do povo da sua amada terra durante seis incansáveis anos, até que em 1988 concorreu novamente a prefeitura e finalmente saiu-se vitorioso do pleito, conseguindo uma expressiva maioria de votos (1.004) sobre outros dois candidatos.
            Exerceu o mandato de prefeito de sua terra entre os anos de 1989 e 1992.
            O slogan da sua campanha era: “Cuidando do Nosso Jardim”.
            Nivaldo fez valer o sentido dessas palavras ao administrar a cidade de forma inovadora, onde teve como linha básica a austeridade e criatividade; por condenar o clientelismo e paternalismo, sofreu um grande desgaste em sua popularidade, isto porque o povo estava acostumado com medidas que seriam de paliativo, adotadas noutras administrações passadas, sem a preocupação de um trabalho mais sério e duradouro que comprometia o futuro de uma sociedade sofrida e carente como era de Jardim de Piranhas na época.
             Notabilizou-se pela sua capacidade de administrar e aplicar de forma correta o dinheiro público. Algumas das principais realizações do seu governo foram: implantação do Hospital Volante (um ônibus totalmente equipado para atendimento médico-odontologico nas comunidades rurais levava medicamentos para distribuição gratuita após as consultas), uma idéia pioneira na época no Estado do RN; construiu o Hospital-Maternidade Dr. Gevacy de Freitas, onde hoje funciona o atual centro de reabilitação que leva o seu nome; na educação realizou restaurações de várias escolas da zona urbana e rural, além de construir ou reformar outras; construiu a Estação de Recepção e Transmissão de Sinais de TV; instalou a iluminação da ponte sob o rio Piranhas; construiu a barragem submersa e passagem molhada na comunidade Riacho dos Bois; construiu os calçadões Emidio Felix e Zacarias José de Medeiros (ao lado do Mercado Público) e Joaquim Rodrigues (travessa av. Rio Branco com Cel. João Florêncio); construiu o pátio interno da prefeitura que leva o nome do jurista Palácio Amaro Cavalcanti, cujo busto encontra-se instalado até hoje; abriu várias ruas e avenidas na cidade; ; implantou a Guarda Municipal, que visava a segurança do patrimônio público; construiu várias casas populares; além de aquisições de vários veículos que serviram para ajudar no desenvolvimento da cidade.
            A partir de 1993, após administrar sua terra natal, Nivaldo passou a prestar serviço médico no Hospital do Seridó e na maternidade Mãe Quininha, permanecendo assim até o ano de 2004.
            No ano de 2001 retornou ao cenário político jardinense como companheiro de chapa do ex-prefeito Galbê Maia, numa das campanhas políticas mais acirradas da história de Jardim de Piranhas, cujo resultado, pela maioria de 4 votos, elegeu os dois políticos para exercer o mandato até 2004. Entre os anos de 2001 e 2004, acumulou as funções de vice prefeito e Secretário Municipal de Saúde. No último ano de mandato, lançou-se candidato a prefeito ao lado de Dra. Esmeralda, sua companheira de chapa, mas dessa vez, não logrando êxito.
            Em 2005 dedicou-se a atender no Hospital Thiago Dias e postos de saúde em Caicó-RN.
            Faleceu em 31 de janeiro de 2007, na cidade de Caicó-RN, vítima de complicações decorrentes de uma doença rara contra a qual lutou por vários anos.
            Nivaldo foi casado com Glícia Félix de Oliveira Borges, filha do fazendeiro e político de Jardim de Piranhas, ex-vice prefeito Emídio Félix. Do fruto desse matrimônio nasceram Georgiana, Diego e Lunna; seus netos são Emídio e Raul.
            Nivaldo foi um homem de personalidade marcante. Como político, queria fazer do cargo um instrumento realizador de benefícios para os jardinenses, e assim o fez. Como profissional, foi um médico dedicado, ajudou a salvar diversas vidas e a trazer ao mundo muitas outras. Atendia a todos, sem distinção, a qualquer hora do dia ou da noite.
Uma de suas frases marcantes nos fazem lembrar desse grande homem:
“Amo o meu povo de alma verdadeira. Só por ser jardinense eu sou feliz.”

Fonte: Revista Encantos do Seridó | 1 Edição  - Setembro/2011

Um comentário:

  1. Parabéns Geovanne por essa homenagem tão linda a Dr. Nivaldo, as palavras são insuficientes diante das suas, ele foi e é merecedor.

    ResponderExcluir