quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Médico da Inter de Milão diz que Ronaldo poderia ter morrido em 98

Técnico Zagallo conversa com
Ronaldo na semifinal da Copa de 98
MILÃO - Além da derrota na final da Copa do Mundo de 1998, o Brasil poderia ter perdido também um dos maiores nomes de sua historia. Em entrevista ao canal Mediaset, o cardiologista da Inter de Milão, Bruno Caru, afirmou que Ronaldo poderia ter morrido durante a convulsão que sofreu poucas horas antes da decisão contra a França.
Na ocasião, o médico foi a Paris para verificar os exames feitos por Ronaldo, que na época atuava pela Internazionale, e ficou assustado ao ver os resultados.
“O jogador foi submetido a um amplo conjunto de exames. O eletrocardiograma feito no hospital mostra que Ronaldo, no momento da crise, teve uma freqüência cardíaca de 18 batimentos por minuto [em repouso a frequência normal é de 60 BPM]. Isso significa que no momento do ataque havia pouca atividade mecânica ou elétrica do coração ", afirmou Bruno Caru, em entrevista ao canal italiano "Mediaset".
O médico também apresentou uma possível causa para o colapso do jogador. “Ronaldo estava assistindo Fórmula 1 em seu quarto e, sem perceber, inclinou sua cabeça até comprimir a carótida [principal artéria do pescoço, que leva sangue ao cérebro]. Assim, teve uma queda brusca de sua frequência cardíaca e de sua pressão e desmaiou em meio a convulsões”, contou Caru.
Algumas horas mais tarde, Ronaldo, o melhor jogador da competição até aquele momento, disputou a final da Copa, e a seleção brasileira acabou derrotada pela França por 3 a 0. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário