quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alunos do PROJOVEM de Serra Negra do Norte produzem texto sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes


O recém-publicado depoimento da apresentadora Xuxa, relevando que ela foi vítima de abuso sexual na infância e adolescência, reacendeu uma discussão em torno deste delicado tema. Alunos do PROJOVEM de Serra Negra do Norte produziram um incisivo texto onde alertam para as sequelas sociais e psíquicas das quais podem ser vítimas adolescentes e crianças que são submetidos a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O trabalho teve a orientação da jornalista Joamma Diniz. Vale a pena ler. Reflitamos todos.

O silêncio pode ser cúmplice de um ato covarde, muitas crianças e adolescentes estão perdendo suas vidas na prostituição a procura de melhores condições de vida, vendendo seu corpo na maioria das vezes com o consentimento de sua família, pois precisam do dinheiro para sua sobrevivência. Muitas outras pessoas são vitimas de abuso nos seus próprios lares, pois são induzidas a ficar em silêncio por medo ou vergonha. 

Seus familiares nem imaginam o que se passa na vida de um individuo que sofre o abuso, e quando chega a descobrir se surpreende, chegando a não acreditar e deixando esse crime impune. Mas isso não pode acontecer, os criminosos tem que ser punidos, pois o que uma criança ou adolescente sofre, traz traumas para sua vida. 

 Na maioria das vezes essas pessoas que são exploradas acabam sendo induzidas ao uso de drogas, bebidas alcoólicas e acabam usando a prostituição como forma de adquirir bens de consumo ou até seu próprio alimento, os aliciadores tiram proveito de pessoas que tem uma vida miserável, desfavorável e sem possibilidades de melhorias de vida. Isso é uma vergonha para Brasil, que é um país de culturas tão diversificadas, de tantas oportunidades, de boas escolas, que a cada ano cresce e se desenvolve e junto com isso esses crimes bárbaros. Não podemos fechar os olhos diante desse grande problema que destrói famílias, vidas inocentes, vamos divulgar o que acontece por trás dos bastidores da fama. 

Os meios mais usados para facilitar esses crimes são internet e celulares. Esses crimes são temas de grande importância para a sociedade em geral,visto que cada dia que passa as denuncias aumentaram, com elas crescem também a perspectiva de reverter esse quadro, de eliminar a ocorrência desse mal 

Autores: Josilene, Janaína, Margarete, Raíla, Leandro. 
COLETIVO-01 PROJOVEM - Orientadora: Joamma Diniz 
Centro de Referência da Assistência Social-CRAS
Serra Negra do Norte
Fonte: V&C Artigos e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário