sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Belém se prepara para viver mais um Círio de Nazaré

Círio de Nazaré mobiliza a cidade de Belém em outubro.


Vai começar a festa da fé do povo paraense. A 220ª edição do Círio de Nazaré terá a jornada mais longa da história, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai percorrer mais de 130 km, em quase 40 horas de procissão. Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas nas ruas da cidade. Fé, emoção, mobilização, orações e homenagens marcam o segundo domingo de outubro em Belém.
A devoção pela virgem de Nazaré começou com o achado pelo caboclo Plácido da pequena imagem da virgem de Nazaré no igarapé Murutucu, onde foi construída a Basílica Santuário, em Belém. Com milagres atribuídos à santa, começou a ser realizada a procissão do Círio. Décadas passaram e a festa ganhou tradição e proporções gigantescas, que traduzem a devoção de um povo pela padroeira.
 “É uma festa que não dá para ser explicada, só vivendo para conhecer”, afirma Kleber Vieira, coordenador da Festa de Nazaré. “O Círio de Belém é como se fosse a festa pascal do povo paraense, sem tirar o valor da páscoa, que tem o seu tempo litúrgico marcado. É um fenômeno extraordinário, milagroso”, descreve o padre barnabita Giovani Incampo.
“O Círio é a maior festa religiosa do planeta. Em nenhum lugar do mundo 2 milhões de pessoas se reúnem em um mesmo dia”, explica o coordenador da Festa. “Fátima (em Portugal) e Aparecida são maiores se somar o número de pessoas que visitam o ano inteiro. Mas de seis da manhã ao meio dia, com 2 milhões de pessoas, só em Belém”, afirma o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário