quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Maioria dos municípios do RN não cumpre lei de saneamento básico


A Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 73% dos municípios do Rio Grande do Norte não estão de acordo com a Lei de Saneamento Básico, regulamentada em 2007. O estudo do IBGE é referente aos dados de 2011 e visa analisar a gestão municipal, os direitos humanos e os investimos em saúde, educação e habitação.
O IBGE constatou que dos 167 municípios, 123 (ou 73% do total) não estão regulamentados de acordo com as diretrizes nacionais de saneamento básico. As normas que regem o setor foram regulamentadas em 2007, com a criação da Lei de Saneamento Básico.
Apenas cinco cidades do estado possuem o Plano Municipal de Redução de Riscos concluído e 17 em fase de elaboração. Também foi verificado que 39 possuem o Plano Municipal de Habitação e que 57 ainda não concluíram o mesmo. No estado, 53% dos municípios obtiveram melhorias nas unidades habitacionais, 43% realizaram ofertas de material de construção e 23% fizeram programas para incentivar a venda de terrenos.
Na saúde, foi observado que o estado tem todos os municípios atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF). São 919 equipes, uma média de 5,5 por município. O Fundo Municipal de Educação apareceu em 65,2% dos municípios. Quantos às políticas públicas voltadas paras as crianças e adolescentes, 99,4% desenvolveram alguma atividade. Já para os idosos, esse número caiu para 95,8%.
O quadro dos servidores municipais também foi recortado pela pesquisa. Em 10 anos, o número de funcionário subiu 64% nas prefeituras do RN. Em 2001 havia 73 mil na administração direta, em 2001 saltou para 121 mil.
Na educação os dados mostram que o nível de qualificação dos gestores é positivo, 98% tem, pelo menos, nível superior. Já na saúde, apenas 35% tem, no máximo, o ensino médio. Para Aldemir Freire, superintendente do IBGE no RN, os números refletem a falta de qualificação profissional.
“As prefeituras precisam captar recursos para investir em saúde. É preciso melhorar a qualificação dos servidores”, afirmou Aldemir Freire.

10 comentários:

  1. MANOEL QUEIROZ WALFREDO21 de novembro de 2012 às 13:56

    QUEM MAIS BAGUNÇA ESTE PAIS EH O PODER JUDICIARIO JUNTO COM MP, AQUI EM NOSSA CIDADE CAICO UM VEREADOR PERDEU O MANDATO PORQUE MUDOU DE LEGENDA, O QUE ASSUMIU A VAGA DESTE JA TINHA TRANSFERIDO O DOMICILIO ELEITORAL E CANDIDATOU SE EM OUTRA CIDADE O MESMO GANHOU NA OUTRA CIDADE E CONTINUA COM O MANDATO AQUI SENDO ELEITOR DA OUTRA CIDADE ISTO EH UM PAIS QUE NINGUEM ENTENDE AS LEIS COMO ELAS SAO APLICADAS.

    ResponderExcluir
  2. NAO EH POSSIVEL QUE O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, NAO SE MANIFESTE ISTO NAO EH NADA MAIS DO QUE ROUBAR A MAO ARMADA, ONDE JA SE VIU ISTO VC SER ELEITOR DE UMA CIDADE E SER VEREADOR EM OUTRA, BRINCA QUE EU GOSTO JA QUE O TJ DO RN FECHA OS OLHOS COMO TAMBEM O MP. ESTE EH O CARA DE SORTE.

    ResponderExcluir
  3. NESTE NOSSO BRASIL SEM NINGUEM VER E VENDO PODE ROUBAR, SONEGAR IMPOSTOS E DEPOIS COMPRA UM MANDATO LEGISTATIVO, QUE VOLTA PARA VONTADE DO POVO, O POVO ESQUECE RAPIDAMENTE E DE DESONESTO ELES VOTAM A SER HONESTOS ESSA LEI DA FICHA LIMPA NAO EH POSSIVEL QUE ELES QUEIRAM RENOVAR SEUS FUTUROS MANDATOS. ELES QUANDO FORAM ELEITOS EM 2010 ELA NAO TINHA SIDO APROVADA. COLLO DE MELLO E MUITOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  4. joaozinho eloi - penedo - Caico25 de novembro de 2012 às 07:25

    O homem capacitado para assumir a Sec de Saude do municipio de JP, eh nada mais do que o Sr. George casado com a filha de Dr Nivaldo o cargo requer para uma boa administraçao conhecimento com SUS isto o mesmo junto com Reinaldo tem amplos conhecimentos, nao adianta inventar, vamos pra frente, um abraço, Joao Eloi.

    ResponderExcluir
  5. O pte do Supremo Sr Joaquim Barbosa joga bola na casa do dep. distrital Agaciel Maia em Brasilia Df, sao muitos amigos.

    ResponderExcluir
  6. O SEGREDO DE JUSTIÇA ESTA PEGANDO FOGO NA ELEIÇAO DE JARDIM DE PIRANHA NO NOSSO SERIDO.

    ResponderExcluir
  7. ESTE ESCANDALO DA SECRETARIA DE DILMA NOMEADA POR LULA, TAMBEM NAO VAI DAR EM NADA IGUAL AQUELE DOS ATOS SECRETOS DO SENADO, A IMPRENSA TODOS OS DIAS FOCALIZAVA E FICOU NO ESQUECIMENTO, ISTO EH BRASIL, POBRE EH QUEM PAGA O PATO O RESTO EH RESTO.

    ResponderExcluir
  8. AUGUSTO VIEIRA - ALTO DA BOA VISTA CAICO9 de dezembro de 2012 às 13:51

    DEPUTADO VIVALDO COSTA PERDEU PARA ELIDIO QUEIROZ, EM 2010 VIVALDO FOI PEDIR COMO SEMPRE ELA JOSIDETE O APOIAVA PARA DEPUTADO A MESMA FALOU PARA O DEP.VIVALDO QUE NAO TINHA CONDIÇOES DE SUBIR EM UM PALANQUE COM JOSE HENRIQUE E SEU FILHO ALBERTO, ACONTECE QUE AGORA EM 2012 A MESMA ESQUECEU O DITO realMENTE EH MUITO ESQUISITO, ELIDIO EH O CARA, RESOLVE AO SEU JEITO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Maria dos Aflitos Santos-S.Cecilia11 de dezembro de 2012 às 02:08

    ONDE VAI REAL SO SE FOR POUCO MAIS MUITO SE RESOLVER NAO EH; GERREIRA,BETINHO E GUTINHO.

    ResponderExcluir
  10. LUZIMAR DANTAS SITIO CAHOEIRINHA16 de dezembro de 2012 às 14:57

    ESTE EH O ANO DA GERREIRINHA.

    ResponderExcluir