quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ladrões de iPhone roubam casal no Rio de Janeiro, mas são localizados em 15 minutos

Nesta semana, um casal de namorados teve um iPhone roubado enquanto caminhava na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Porém, conseguiram recuperar o aparelho com a ajuda do aplicativo Find My iPhone, que rastreia o aparelho pelo GPS e envia sua localização para o proprietário.
O roubo ocorreu enquanto o casal, que preferiu não se identificar, voltava da praia na Barra da Tijuca e foi abordado por duas pessoas numa motocicleta. "A gente saiu da praia e tava caminhando, aí mais à frente eu vi uma moto se aproximando e parando... Naquele momento eu já sabia que ia ser assaltada".
Aparentando estar armado, o garupa desceu da moto e, dentre outros pertences, ordenou que lhe entregassem o iPhone. Em seguida, os dois subiram na moto e fugiram. Eles só não contavam com o Find My iPhone, que agora já vem instalado no iOS 5, a última versão do sistema operacional do telefone da Apple.
Após registrar a ocorrência, a vítima de 29 anos acessou sua conta no aplicativo por meio de um computador e habilitou a função de rastreamento. Em apenas alguns segundos ela tinha a localização exata do seu aparelho e, consequentemente, dos bandidos que a roubaram. Em seguida, ligaram para a polícia e passaram as informações.
"Eu entrei com a minha conta da Apple no iCloud, apertei o botãozinho Find My iPhone e ele abriu o mapa do Google, mostrando [a localização] com um delay de até um minuto. Aí ele mostrou onde tava o celular, numa rua que eu não conhecia. Eu procurei no Google Maps, vi qual era o bairro e o meu namorado ligou pro 190 da polícia e falou 'roubaram um iPhone agora e eu sei aonde tá porque eu tô vendo pelo GPS dele', e deu o endereço".
Aproximadamente 15 minutos depois de ligar para o 190, a vítima recebeu uma ligação de um policial pedindo o número do seu celular para que ele pudesse confirmar que o aparelho nas mãos do suspeito (que estava sendo observado) era mesmo o seu. Com a confirmação, os dois foram presos em flagrante, levados para a delegacia, e o iPhone recuperado. "Eu dei o número do celular (para o policial). Quando ele ligou, o suspeito olhou para o celular. Nesse instante o policial contou que ligou a sirene, deu voz de prisão e levou o rapaz pra delegacia".
Após recuperar o seu celular, a dona teve uma surpresa: durante o pouco tempo em que ficaram com o celular, tudo que os bandidos fizeram foi tirar algumas fotos - cerca 20 fotografias.
Os bandidos não tinham passagem pela polícia e, pelo visto, nem experiência com roubos. Um deles, inclusive, tinha emprego formal.
Para os interessados, o aplicativo Find My iPhone pode ser baixado gratuitamente em nossa seção de downloads.


Nenhum comentário:

Postar um comentário