quinta-feira, 1 de março de 2012

Empreendedorismo: SEBRAE premia gestores de seis municípios

Governadora Rosalba Ciarlini, com a diretoria do Sebrae/RN e os vencedores da edição 2012 do Prêmio Prefeito 

A inserção de pequenos agricultores no cultivo de umbu e a retomada da cultura do algodão no município renderam ao prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, o principal título da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Norte. O gestor municipal conquistou o troféu de 'Melhor Projeto Estadual' e ainda venceu na categoria Destaque Temático 'Promoção ao Desenvolvimento Rural'. A entrega da premiação foi ontem à tarde, no Olimpo Recepções, em Natal. Além do primeiro colocado, o concurso também premiou os prefeitos de Janduís, Salomão Gurgel, e de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, que receberam dois troféus cada um. Salomão Gurgel ganhou nas categorias Destaques Temáticos 'Lei Geral Municipal' e Destaque Temático 'Compras Públicas dos Pequenos Negócios'. Já Leonardo Rego conquistou também dois destaques temáticos: o de 'Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual' e o de 'Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável'. 

O primeiro lugar e os ganhadores dos destaques temáticos irão concorrer com os vencedores dos demais Estados do Nordeste. Os projetos que obtiverem a melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, previsto para ocorrer em maio, em Brasília (DF). A premiação é uma iniciativa do Sebrae, que ocorre a cada dois anos, no intuito de identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. A etapa potiguar homenageia o ex-governador Cortez Pereira, pelos ideais empreendedores verificados em sua administração.

"Com este prêmio, o Sebrae reconhece a eficiência da gestão dos vencedores para crescimento da economia municipal, assim como o apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios", declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. Na sétima edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 51 inscrições no Rio Grande do Norte. Do total, 39 tiveram projetos avaliados positivamente pelo Comitê Gestor e foram considerados finalistas, recebendo  um selo de participação durante a solenidade de entrega do prêmio.

Para selecionar o melhor projeto e os destaques temáticos, a comissão avaliadora leva em consideração diversos critérios na análise das ações descritas no projeto concorrente. Foram itens, como nível de integração das ações do projeto, integração com outras instituições e municípios da região, impacto gerado no faturamento das micro e pequenas empresas e na criação de novas empresas formais, reflexos na receita do município, expectativa de continuidade, relação custo benefício, potencial de reprodução em outras cidades, nível de ineditismo e inovação do projeto, entre outros.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário