terça-feira, 31 de julho de 2012

Serra Negra do Norte ganha Indústria do Conhecimento


Na manhã da última sexta-feira (27/08), o Serviço Social da Indústria (SESI/RN) inaugurou a nova unidade da Indústria do Conhecimento Maria Cândida Faria, no município de Serra Negra do Norte. O projeto é uma iniciativa da indústria lançada em 2006 para promover o acesso à informação e cultura para a população nos municípios através da implantação de biblioteca, com um laboratório de informática integrado. A solenidade foi prestigiada pela diretoria da Federação das Indústrias do RN, por representantes Prefeitura Municipal e pela população.  A Indústria do Conhecimento foi instalada através de parceria do SESI-RN com a prefeitura municipal e o Ministério da Educação e Cultura.

O presidente da FIERN e do Conselho Gestor do SESI/RN, Amaro Sales, falou sobre a importância da biblioteca para região. “Uma iniciativa como a Indústria do Conhecimento vem trazer para as cidades o conhecimento. Além de livros ela possui acesso a internet o que torna o acesso ao conhecimento ilimitado com informação rápida e fácil”, disse. Aos representantes locais dos sindicatos afirmou: “O Sistema FIERN está preparado para ser parceiro, seja com a grande ou pequena indústria. Nosso compromisso é com a indústria”.

A professora Maria Cândida, aos 91 anos, é a primeira homenageada pela Industria do Conhecimento em vida. Natural de Serra Negra do Norte, durante 40 anos dedicou-se a formação de crianças e jovens na Escola Coronel Mariz.  Sobre a homenagem foi breve: “É uma homenagem muito bem vinda. Dediquei a minha vida a essa escola. Estudei com Noilde Ramalho e fui várias vezes convidada para trabalhar em outros lugares, mas nunca quis sair de Serra Negra”, disse.

O padre Everaldo A. de Lucena discorreu sobre a homenageada e proferiu a benção no centro. “Ela (Maria Cândida) conduziu a todos com o seu temperamento e seu jeito de ser. Aplicada, ela sempre procurou formar a todos com base no respeito e da moral. Falar de Dona Maria é dizer que ela é especial. Não gosta muito de homenagem, mas que não pode ser deixada passar em branco”, falou.

O superintendente do SESI/RN, Marcos Lael, falou sobre a implantação do centro. “É importante ressaltar a parceria do SESI com a Prefeitura Municipal para vinda desse espaço. O SESI proporciona uma oportunidade, mas é de fundamental importância que o gestor tenha uma visão empreendedora e busque, através de projetos para que esse a obra chegue de fato no município”, disse.

A solenidade foi prestigiada pelo vice-presidente da FIERN, Terceiro de Melo; pelo 1º tesoureiro da FIERN, Heyder Dantas; pelo prefeito de Serra Negra do Norte, Rogério Mariz; pelo presidente do SINDIBONÉ, Anchieta Dantas; além de representantes da administração municipal e pela população.

No Rio Grande do Norte já foram instaladas 10 unidades e quatro estão em fase de construção nos municípios de Almino Afonso, Campo Grande, Santo Antônio e Natal (na empresa Vicunha). O programa foi lançado, em 2009, pelo Diretório Nacional do SESI, em parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e empresas e prefeituras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário