terça-feira, 7 de agosto de 2012

Rio Grande do Norte completa hoje 511 anos



Atenção, leitor! Veja se reconhece esses versos: "Tuas noites profundas, tão belas/Enchem a alma de funda emoção/Quanto sonho na luz das estrelas/ Quanto adejo no te coração". Se a resposta foi "não" ou "acho que são de um poema", calma! Você não é o único a errar. Esses versos são do hino do Rio Grande do Norte, oficializado pela Lei nº 2.161/57, e homenageia o Rio Grande do Norte, que hoje completa 511 anos. Mesmo após 55 anos, o hino é praticamente desconhecido da população potiguar. A equipe de reportagem do Diário de Natal foi às ruas de Natal e mostrou os versos a várias pessoas. Nenhuma reconheceu a estrofe como parte do hino do RN. Somente após a ajuda da equipe, dois dos entrevistados disseram ter ouvido o hino.

A recepcionista Aparecida Lopes, 42 anos, foi uma das que não reconheceu o hino. "Esses versos são de um poema, mas não sei quem é o autor", disse ao ler a estrofe. Inicialmente, a professora de educação especial Sandra Maria da Silva, 43, examinou os versos, porém, só lembrou quando nossa equipe informou que se tratava de uma estrofe do hino do RN. "Cantei muito com meus colegas nas quintas-feiras quando ainda estudava o primário. Acho que o hino do RN tem que ser resgatado porque as crianças e jovens de hoje não o conhecem", ressalta.

Apesar de conhecer o hino, o agente de polícia civil Carlos Neves, 49, lembrou da letra quando a equipe do jornal contou que se tratava de parte do hino do estado. "Na nossa última greve fiz várias cópias para cantarmos em uma de nossas manifestações, porém ouvi de um colega que as pessoas não iriam acompanhar", afirmou. O funcionário público Hélio Rodrigues, 62 anos, confessou não saber do que se tratava aqueles versos.

Ao saber que era um estrofe do hino do RN, comentou: "Cantei muito, mas esqueci completamente. Acho que cantar o hino do estado nas escolas deveria voltar a ser uma regra. Essa foi uma das formas que eu e minhas irmãs aprendemos vários princípios que levamos por toda à vida", destacou.

Feira de Literatura
Como forma de homenagear o aniversário do RN, o Instituto Histórico e Geográfico do RN promove, de hoje até sexta, 10, a 1ª Feira Potiguar de Literatura, no horário das 9h às 19h, na sede do instituto. Interessados em doar livros podem procurar o instituto na rua da Conceição, 622, Cidade Alta.

Saiba mais
A Lei Nº 7.831, de 30 de maio de 2000, assinada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, criou o Dia do Rio Grande do Norte em 7 de agosto, baseada no fato histórico da chantadura do Marco de Touros (07/08/1501), na posse colonial do Brasil, na praia de Touros. O projeto de lei foi criado pelo então deputado Valério Mesquita, por sugestão do historiador e publicitário Marcus César Cavalcanti de Morais, sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário