quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RN tem maior percentual de pedidos de forças federais


Até o momento, 457 municípios, de onze estados brasileiros, pediram ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança das eleições 2012, segundo balanço fechado às 18h de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso do Rio Grande do Norte, até o momento, 119 municípios pediram reforço de tropas federais. Proporcionalmente, o Estado é o que tem o maior número de municípios, 71,2% do total, com pedido de reforço federal no TSE. No Piauí, 63,8% dos municípios querem reforço e no Pará, 46,8%.
Coronel Araújo afirma que acirramento exige medidas preventivas
Em números absolutos, o Piaui lidera o ranking, com pedido de tropas federais para 143 municípios. O RN é o segundo, e o estado do Pará, o terceiro, com 67. Os pedidos de reforço das Forças Armadas são encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais pelos juizes das zonas eleitorais. O Pleno do TRE aprova os processos e encaminha ao TSE, que tem o poder de decisão sobre o envio de força federal para os municípios.

Entre outros municípios potiguares, o TRE-RN encaminhou pedidos de reforço para Bom Jesus, Macaíba, Caicó, Macau, Guamaré, Mossoró, Serra do Mel, Antônio Martins, Pau dos Ferros e Assu. Até o momento, os estados com menor número de municípios com pedidos de ajuda das Forças Armadas são: Amapá (2), Paraíba (3), RJ (8) e Tocantins (9). Em reunião na última terça-feria, 25, com os secretários estaduais de Segurança Pública, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha disse que houve um aumento no número de 20 a 30% nos pedidos de forças federais para o dia da eleição e o momento da apuração.

Do total de municípios do país (5.565), 8,21% já fizeram esse tipo de solicitação. Até às 18h de ontem, o TSE já tinha liberado o reforço das Forças Armadas para 103 municípios. Outros 344 municípios aguardam a análise e aprovação. Os processos são deliberados em sessão administrativa do TSE, que ocorrer às terças e quintas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário