quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dona de casa conquista feito histórico para o RN no boxe olímpico


Dona de casa, 30 anos, casada, mãe de duas filhas e pouco mais de 1,60m de altura. Essa definição que parece ser de uma natalense comum, na verdade esconde a garra de Janeide Nogueira da Silva que sem nunca antes ter subido no ringue oficialmente, conquistou a inédita medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico para o Rio Grande do Norte.

A “baixinha” treinou cerca de quatro meses lutando contra homens na academia do marido Nilton Alexandre, o “Sombra”, presidente da Federação Norte-Riograndense de Boxe.  “No primeiro dia cheguei toda dolorida, passei a noite com bolsa de gelo, mas no outro dia voltei a treinar e mostrei para ele (Sombra) que não iria desistir”, contou Janeide.

Porém a conquista da medalha contou com outros sacrifícios. O Campeonato Brasileiro foi disputado entre os dias 14 e 22 de outubro, em Palmas-TO, porém o primeiro desafio de Janeide foi conseguir chegar. No vôo em que viajou com o marido teve escala no aeroporto de Campinas-SP e devido a problemas de conexão tiveram que esperar mais de 24 horas para conseguir embarcar para Palmas.

“Toda essa incerteza e ansiedade fizeram com que eu aumentasse o peso em 200 gramas na véspera da competição e com isso teria que lutar em uma outra categoria seis quilos acima”, disse a lutadora. 

Na categoria de 75 kg oito lutadoras de vários estados competiram na fase final. Janeide venceu a primeira luta por W.O. e na semifinal teve o duro combate contra a atual tricampeã brasileira.

“Foi uma luta dura, a adversária tinha maior estatura e muita experiência, mas resisti até o final e perdi por pontos. Mas o principal, foi o reconhecimento dos técnicos, da torcida e das outras lutadoras que me parabenizaram pelo desempenho em tão pouco tempo de treino. Foi uma derrota com gosto de vitória”, contou Janeide.

O marido e treinador também está orgulhoso e projeta futuros desafios. “Com todas as dificuldades foi um grande resultado para a história do esporte no Estado. Agora vamos nos prepara para o Campeonato Pernambucano e no ano que vem voltar em busca do ouro no Brasileiro”, afirmou Sombra.

A meta de Janeide é se preparar para a categoria até 54 kg, ideal para a sua estatura. Outro incentivo para a boxeadora é a conquista do Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo Federal com benefício de R$ 925 para os atletas de esportes olímpicos.

“Com certeza espero que aumente a procura pelo boxe entre as mulheres, eu mostrei que é possível conseguir bons resultados. Agora vou me de dedicar ainda mais, sendo exemplo para outras e quem sabe disputaras Olimpíadas”, contou Janeide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário