O que os municípios de Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó e Ipueira têm em comum além da localização geográfica e do pequeno número de moradores? Os quatro estão no topo da lista de cidades potiguares com menor grau de extrema pobreza. O ranking foi elaborado com base nos dados de renda familiar do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Timbaúba, os recenseadores apontaram apenas 92 moradores com renda familiar abaixo de R$ 70, ou seja, pessoas que sobrevivem com apenas R$ 2,30 por dia.
Entre os dez municípios com menor índice de pobreza, sete são do Seridó. “Isso mostra que o combate à miséria não depende de projetos mirabolantes. A região do Seridó há muito não recebe grandes projetos desenvolvimentistas. No entanto, tem os melhores índices de desenvolvimento humano”, diz o economista Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte. O menor porcentual de pobreza foi verificado na cidade de Timbaúba dos Batistas.
No RN, quem faz o melhor uso dos recursos hídricos é a cidade de Serra Negra do Norte, onde o ex-prefeito Ruy Pereira construiu uma sequência de 12 barragens submersas, possibilitando a exploração da agricultura irrigada de baixo custo. O município produz feijão o ano todo. Em Serra Negra, o índice de pobreza é de 13,3%.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário