Paróquia de São Severino Mártir

A devoção a São Severino Mártir ou do Ramos, foi trazida à Timbaúba dos Batistas-RN por Isabel Izaura de Brito, que passando vários anos no Estado de Pernambuco, onde São Severino é muito venerado, alcançou o milagre da cura de uma doença e prometeu construir uma capela ao santo na sua terra natal, quando retornasse a Timbaúba.

Em Timbaúba se fixando novamente, Isabel mobilizou a população do povoado e em 1929 iniciou a construção da capela. Em janeiro de 1930 foi concluída a capela original de São Severino Mártir, na época, pertencendo a Paróquia de Santana de Caicó-RN. O primeiro padre a assumir os serviços pastorais foi o Padre Bianôr.

A Festa do Padroeiro São Severino Mártir originou-se com a fundação do templo.  Para comemorar a chegada da imagem do santo, que se tornou padroeiro da cidade, organizou-se uma festa, que se tornou tradição.

Em 1952, a capela passou por uma grande reforma, adquirindo o tamanho e formas atuais. Até 1972, a capela permaneceu sob a tutela da Paróquia de Sant'Ana, até que neste mesmo ano, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Fernando integraram a referida paróquia. No ano de 1998, a comunidade eclesial foi elevada a categoria de Área Pastoral Autônoma, pelo bispo Dom Jaime Vieira Rocha e em 2008 a Igreja de São Severino Mártir foi promovida a Paróquia pelo Bispo Dom Delson Pedreira da Cruz, tendo como primeiro pároco Pe. Gerlúcio de Medeiros.

SAIBA QUEM FOI SÃO SEVERINO
São Severino provavelmente era de Roma. Nasceu no ano 410 e morreu em 482, já em pleno declínio do Império Romano, esfacelado pelas invasões dos bárbaros. É neste contexto histórico que surge a grandiosa figura de São Severino, o apóstolo da Nórica (Itália). Severino foi capaz de ler as entranhas dos acontecimentos, vendo nas invasões bárbaras o prenúncio de uma nova era, a surgir do decadente império. Por isso, ele se sente impelido a levar a Boa Nova do Evangelho aos jovens pobres bárbaros. A sua caridade concreta, sua integridade de vida, sua fé profunda sensibilizam o coração dos bárbaros, a começar dos chefes. Conta Eugipo que o próprio rei dos alamanos, Gibuldo, devotava a São Severino “suma reverência e afeto”. Flaciteu, rei dos rúgios, consultava-o com freqüência e nada fazia sem o seu conselho. Foi estimado e respeitado por todos: reis, guerreiros, gente humilde. Vivia na simplicidade, desapegado de tudo.

Oração
Prece Da Fraternidade Universal

Deus, nosso Pai, em São Severino nos destes um exemplo admirável de bondade e de amor cristão que é servir e exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em conta raça, cor, cultura e religião… Vós sois um Deus que não fazeis acepção de pessoas. Diante de vós todos são iguais e participam da mesma dignidade de criaturas amadas e queridas por vós. Todos os povos são chamados a participar da vossa salvação e a constituir uma grande família, a família dos filhos de Deus. Nós vos pedimos, Senhor, que em Jesus, vosso amado Filho, nosso irmão, e mediante o vosso Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de vosso amor e de vossa ação na história humana.