SERRA NEGRA DO NORTE

A CIDADE
A cidade de Serra Negra do Norte está localizada na Mesorregião Central Potiguar, inserida na Microrregião do Seridó Ocidental, no interior do estado do Rio Grande do Norte, na fronteira com o estado da Paraíba, tornando-se uma região estratégica para o escoamento de mercadorias e produtos. Este município possui uma área territorial de 562km e uma população de 7.770 habitantes, desses 3.901 homens e 3.869 mulheres (IBGE 2010). Ainda segundo o IBGE, o município possui 2.504 domicílios e 5.938 eleitores.

Detém um ambiente com clima semi-árido, com relevo constituído por terras elevadas, tendo a caatinga como vegetação predominante; já na hidrografia, sua fonte principal é o rio Espinharas, além de ser fonte de renda para uma grande parcela da população, ele foi um dos elementos fundamentais no embasamento histórico do município.


Serra Negra do Norte preserva vários aspectos típicos das cidades do Seridó, como a arquitetura, a forte religiosidade, culinária e a receptividade do seu povo. Quem a visita sai com boas impressões em virtude da visível organização e limpeza nas ruas, avenidas, praças e prédios das cidades. Atualmente, a frente do Poder Executivo exercendo seu segundo mandato, é o senhor Rogério Bezerra Mariz.

HISTÓRIA
Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão.
Posteriormente o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.
Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra. Este nome refere-se a impressão dada pela espessa vegetação primitiva na área, muito escura e ensejando um contorno serrano.
Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos para o domínio da igreja.

Em 3 de agosto de 1874, pela Lei nº 688, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de maio do ano seguinte. Serra Negra teve sua sede administrativa transferida para São João do Sabugi em 27 de maio de 1932, voltou à sua localização histórica no dia 13 de dezembro de 1935, adquiriu foros de cidade em 29 de março de 1938, pelo Decreto nº 457.

No decorrer da história a cidade recebeu três denominações, e para cada uma, os pesquisadores atribuíram uma hipótese significativa. Serra Negra – Os primeiros batedores ao chegarem em nossa região e observarem a vegetação serrana, denotaram a cor bastante escura, por esta razão dar-se-á este nome.
À Serra da Negra – fala-se que entre os colonos trazidos por Manoel Pereira Monteiro havia uma negra mestiça, nômade, de má índole, que fugiu em direção a serra e lá residiu com seus descendentes índios, até que um dia foi surpreendida e atacada por um animal, possivelmente uma onça, espécie característica da região na época; parte dessa última versão foi relatada com base em fragmentos de um nota de Antônio Gomes Monteiro em posse de Leandro Clementino de Faria, estes dois, ascendente de famílias tradicionais que preconizaram a história de fundação do ípio.

ECONOMIA
O homem do campo sofreu muito com as secas, que castigavam as famílias com a falta d´água. Todavia, a recente implantação de 09 (nove) barragens ao longo do leito do Rio Espinharas, entre elas a Barragem Dinamarca, responsável pelo abastecimento da cidade, trouxeram ao homem do campo a condição de plantar e colher, sendo a cidade que na região do Seridó, vem destacando-se pela cultura do feijão verde, sendo exportado para CEASA de Campina Grande/PB, grande centro urbano do estado paraibano.

Entretanto, o desenvolvimento não parou por ai. Antigamente, as opções de empregos estavam restritas às atividades agropecuárias. Hoje em dia, destaca-se na área econômica, o setor industrial, com fábricas de chapéus, bonelarias, moda praia, tapeçarias e sandalharias, constituindo-se numa das principais atividades econômicas da região, sendo também seus produtos exportados para várias regiões do país sem falar no belíssimo artesanato local com bastante aceitação no mercado.
  
TURISMO E LAZER
A cidade de Serra Negra é de fácil acesso, com vários pontos turísticos que já serviram de temas de estudos acadêmicos, como: a pintura rupestre, a Estação Ecológica do Seridó, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, do ano de 1871, totalmente em estilo Barroco; a Praça Senador Dinarte Mariz, a Queijeira Padrão da Boa Vista, os sítios arqueológicos, a Chácara Nova Vida, considerado o melhor hotel-fazenda da região, tudo isso emoldurado pela exuberante paisagem que a natureza oferece.

Nos aspectos sócio-culturais, Serra Negra se caracteriza pela forte religiosidade de seu povo, devotos de Nossa Senhora do Ó; pela preservação da família e tradições populares e com a construção da Casa de Cultura, o estímulo à cultura deverá ser crescente, expandindo a integração entre todos com a possibilidade de apresentações teatrais, shows culturais e demais eventos.

EVENTOS TRADICIONAIS
Fevereiro
Carnaval: Evento com apresentações do Tradicional “Bloco do Maurício” e apresentações musicais na Praça Pública Senador Dinarte Mariz.

Maio
Festa de Nossa Senhora de Fátima: Realiza-se no mês de maio, e acontece dentro da cidade.
Vaquejada: Este evento não tem data fixa acontece no mês de maio, com forró e vaqueirama.

Junho
São João nas Escolas Públicas com quadrilhas matutas tradicionais.

Julho
João Pedro “Arraiá dos Amigos”: É considerado evento tradicional, realizado na Praça Pública Júlio Neto, com apresentações de Bandas de Forró, acontece sempre no mês de julho sem data fixa.

Agosto
03 de agosto: Emancipação Política de Serra Negra do Norte/RN. A cidade festeja sua emancipação política.
09 de agosto: Cavalgada Juvenal Lamartine de Faria

Setembro
Festa de Nossa Senhora do Ó:
Serra Negra, se veste de festa em louvor a sua padroeira reforçando a identidade de uma cidade festiva e acolhedora, a cada ano os Serranegrenses, aguardam o mês de setembro chegar para festejarem e celebrarem sua fé e devoção a Nossa Senhora do Ó.
Acontece sempre no mês de setembro sem data fixa.

Parada de 7 de Setembro: A cidade celebra esta data com muita festa, acontece o desfile das escolas públicas e privadas. Com apresentação da Banda Filarmônica Dr. Ruy Pereira dos Santos.

Outubro
12 de Outubro – “Festa das Crianças”: A Secretaria Municipal De Educação e Cultura, realiza comemoração do dia das crianças.

Dezembro
Festa de Nossa Senhora do Rosário: Acontece no mês de dezembro com abertura, novenário e procissão
Acontece sempre no mês de dezembro sem data fixa.
18 de dezembro: Dia da Padroeira de Serra Negra do Norte/RN “Nossa Senhora do Ó” | Feriado Municipal

Natal e Ano Novo:
A população se prepara para a grande festa de nascimento e reveillon, com missa na Igreja Matriz.
___________________________________________________________

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SERRA NEGRA DO NORTE
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Negra do Norte foi fundado em 29.10.1972, e sua constituição foi para fins de defesa dos interesses individuais e coletivos da categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Serra Negra do Norte. É filiado a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN.

Participa das lutas sindicais no município com a implementação das ações de política agrícola, assentamentos de reforma agrária, políticas sociais na área de previdência, saúde, educação e meio ambiente.

Atuamos aqui a nível local e regional participando do Pólo Sindical do Seridó, encaminhando as ações deliberadas nas reuniões mensais e no conselho deliberativo da FETARN. O nosso sindicato possui sede própria construída pela diretoria a partir da contribuição dos associados para promover um melhor atendimento das famílias dos associados do sindicato.

Com o apoio e a determinação deste Sindicato temos organizado todas as comunidades rurais através de Associações comunitárias possibilitando assim a conquista de vários projetos importantes para o desenvolvimento das comunidades, tais como: barragens, cisternas, reforma de açudes, abastecimento d'água, implementos agrícolas, aquisição de animais, apoio ao artesanato de bordados, construção de sedes do Clube de Mães, Arapuá e Conselho do FUMAC.  

Contribuímos também em parceria com a EMATER e os agentes financeiros na conquista de financiamentos rurais para os agricultores.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Negra do Norte está localizado a rua Nelson Faria, n° 80, centro da cidade. O mandato da atual diretoria iniciou em 20.01.2008 e vai até 19.01.2012, e tem como atual presidente o senhor Eraldo Alves de Araújo.


FOTOS
acervo: site da Prefeitura Municipal, Gessilene e Luiz Filho