Elino Julião

Elino Julião nasceu em 13 de novembro de 1936, no quente sertão do Seridó, na cidade de Timbaúba dos Batistas/RN. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e concertina. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho “Moleque”, no sítio Toco.

Desde menino, Elino cantalorava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant'Ana em Caicó/RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapaziada.

Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18km de caatinga para bater a famosa “peladinha” em frente à igreja de Sant'Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde.

Aos 12, saiu do Seridó e foi para Natal escondido no caminhão de Artur Dias, comerciante local. Na capital, foi morar com uma tia nas Quintas. E imediatamente, procurou espaço para sua música; o que encontrou no programa Domingo Alegre, de Genar Wanderlei.

Conseguiu espaço e reconhecimento cantando músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros. Também freqüentou o animado Forró da Coréia, onde hoje é o Estádio Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: “O forró da Coréia”.

Em uma das suas apresentações no rádio, conheceu Jackson do Pandeiro, que o convidou a fazer parte de sua banda. Mas Elino tinha de prestar serviço militar e assim o fez. Após sair das Forças Armadas voltou a procurar Jackson, com quem foi morar e trabalhar no Rio de Janeiro.

Como ritmista de Jackson, se apresentou nas rádios, TVs do Brasil inteiro. Foi na casa de Jackson, que Elino compôs suas primeiras músicas. Gravando seu primeiro disco em 1961, na gravadora Chanticlê. Em seguida, Jackson o levou para a Phillips, por onde lançava seus discos.

Na Phillips gravou os primeiros sucessos: Puxando Fogo e Xodó do Motorista, que se transformaram em hits. Antes suas composições já faziam sucesso. Entre elas Rela Bucho, na voz de Sebastião do Rojão. Com o sucesso, foi convidado para a CBS (Sony), permanecendo por 23 anos.

Com o sucesso foi convidado para trabalhar em São Paulo, junto a Pedro Sertanejo, onde permaneceu por 6 anos, até se unir a Luiz Gonzaga, que o convidara para ser seu ritmista. Com o rei do baião Elino fica por três anos. E em 86, Julião e outros artistas do gênero saem da CBS.
Elino e Jackson do Pandeiro

A verdade é que não dava para viver apenas de cantoria, por isso Elino garimpa informações para a então jornalista Raquel de Queiroz e vendia composições e encampa várias parcerias: Dominguinhos, Genival Lacerda, Jacinto Silva, Marines e Trio Nordestino são algumas.

Durante sua brilhante carreira, o forrozeiro Elino Julião se consagrou como um ritimista do São João. Entretanto, o que se pode perceber na sua vasta discografia é que Elino foi um artista de múltiplas faces, um cantor plural, que soube passear por diferentes estilos e ritmos, sendo intérprete de muitas letritas e também apresenta suas próprias composições. O tema preferido é mesmo o São João, mas também se destacam as composições sobre as mulheres, o amor e seu saudoso Seridó. Compilamos aqui algumas das obras musicais que mereceram destaque na voz de Elino Julião.

- O Rabo do Jumento / Siri..siridó / Xodó de Motorista / Meu cofrinho de amor / Na Sombra do Juazeiro / Puxando Fogo

Elino trouxe no sangue as raízes do autêntico “forró pé de serra”, registrou e divulgou a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestino. A partir de uma vasta obra musical que inclui verdadeiros hino do forró.
Foi o próprio Elino que revelou em entrevista que o contato com a mídia radiofônica durante as vezes que saía do sítio para a cidade foi uma inspiração para iniciar sua carreira. Já em Natal, na rádio Poti, em programas de calouros, teve o primeiro contato direto com a comunicação de massa. Daí por diante foi inevitável o desenvolvimento do ofício devido ao reconhecido talento para cantar e desde então Elino seguiu figurando entre as personagens da grande mídia, junto aos demais expoentes da música nordestina.
Discografia do mestre Elino Julião
Artista plural, que levou o canto do Seridó para o Brasil. Foram mais de 400 composições, 48 LP’s e 9 Cd’s em 43 anos de carreira. Para sua terra regressou em 1997, com o mesmo entusiasmo com que foi. Em Natal, o mestre de música nordestina fez sua eterna morada, em 2006, falecendo em 20 de maio após sofrer um aneurisma cerebral aos 69 anos.