quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eleições 2012: A importância da Internet nas eleições municipais

A internet nos últimos anos tem transformado cenários políticos mundo afora. A rede mundial de computadores está cada vez mais integrada a vida das pessoas. A internet ocupa hoje um grande espaço na vida dos cidadãos, e as várias ferramentas de interação como os Blog’s e as redes sociais como o Facebook, Orkut e Twitter terão um grande poder de definir o voto do eleitor e influenciar no debate eleitoral nas eleições deste ano.
Com o advento das Redes Sociais e dos Blog’s nas eleições municipais deste ano, veremos um fator novo que serão os Palanques Eleitorais Eletrônicos, onde candidatos a vereador e prefeito jogarão uma enxurrada de propostas e projetos na internet. É neste momento que cabe a cada um de nós realizarmos uma triagem, uma reflexão de todo este material, pesquisar o histórico e conhecer o candidato.
Os debates de boca a boca pelas ruas da cidade tendem a se manter como palanques eleitorais fundamentais para nortear a decisão dos eleitores, principalmente nas cidades pequenas, onde o acesso a internet ainda é restrito.
Na opinião de muitos, as redes sociais ainda não tem capacidade de decidir sozinhas uma eleição, mas serão de fundamental importância na construção do papel democrático. É importante salientar que esse ambiente vai criar possibilidades de diálogo e interação entre o eleitorado e o candidato.
A internet, se bem utilizada, é capaz de aprofundar muito o debate político. Os Blogs e as Redes Socais são formadores de opinião assim como a rádio, o jornal e a televisão e serão palcos de calorosos debates e manifestação de idéias da população e dos candidatos. Esses, por sua vez, não devem menosprezar a importância dessas ferramentas interativas, sob o risco de amargarem o insucesso em virtude da falta de planejamento da sua campanha no plano virtual. Tomemos como exemplo a campanha presidencial americana, em 2008. O presidente norte-americano Barack Obama fez o uso das redes sociais que foram decisivas para elegê-lo como presidente.
Em 2012, mais do que nunca, a internet será um palanque vitorioso para aqueles que souberem aproveitar todos os recursos e oportunidades que ela tem a oferecer.
www.encantosdoserido.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário