quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lançamento do livro 'Picuí do Seridó: dos primórdios até 1930', de Fabiana Angra



Foi lançado em Natal – Rio Grande do Norte, pelo editor Potiguar José Abimael da Silva no espaço Sebo Vermelho ponto de encontro dos intelectuais do estado, o livro "Picuí do Seridó dos primórdios até 1930”. A autora Fabiana Agra é formada em Jornalismo e Direito pela UEPB, com pós-graduação em Comunicação Educacional. Presta assessoria jurídica para a Prefeitura de Baraúna, e para o CREAS - Cuité, além de atuar como advogada na região do Seridó paraibano e potiguar.
O livro regata a história do município de Picuí como fazendo parte da Ribeira do Seridó. Seguindo o curso do rio Seridó, a autora conta a história do Seridó oriental paraibano e de parte do Curimataú, desde a pré-história, passando pelo massacre dos índios Tarairiús e a concessão das primeiras sesmarias na região, até o nascimento da República e seus reflexos no município de Picuí.
Atualmente, ela prepara o segundo volume da história de Picuí, dessa vez retratando a típica cidade do interior nordestino, além do “Projeto Seridó”, um resgate fotográfico da nossa região.
Em entrevista a Antônio de Pádua Sobrinho, Drª Fabiana Agra disse que a ideia do “Projeto Seridó” surgiu a partir do lançamento do livro "Picuí do Seridó" que foi lançado ano passado em Picuí, ela contou que na  ocasião expôs uma série de fotografias que retratava as cidades do Seridó Oriental paraibano. Durante a exposição e lançamento do livro, ela verificou a curiosidade das pessoas em conhecer a região – até porque a maioria dos Picuienses, até então, pensava que Picuí pertencia à região do Curimataú! A partir dessa constatação, ela passou a visitar os sítios arqueológicos de Picuí, juntamente com a equipe “Trilhas na Caatinga” (que tem como líder o “mateiro” Edson Calado), realizando um registro fotográfico das dezenas de itaquatiaras existentes no município.
“O projeto é ambicioso, pois, quando eu concluir a pesquisa em Picuí, pretendo visitar os demais municípios da região do Seridó paraibano, para realizar o mesmo tipo de registro fotográfico”. Concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário