O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios.Para o Rio Grande do Norte, serão destinadas 54 unidades, em 53 municípios. O anúncio foi feito durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Municípios beneficiados
Açu, Almino Afonso, Angicos, Antônio Martins, Areia Branca, Caicó, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Extremoz, Governador Dix-Sept Rosado, Ielmo Marinho, Januário Cicco, Japi, João Dias, Lagoa De Pedras, Lajes, Lucrecia, Luís Gomes, Macaíba, 2, Natal, Paraná, Parelhas, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendencias, Pilões, Presidente Juscelino, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, Rio Do Fogo, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santa Maria, Santana Do Seridó, São Bento Do Trairí, São Gonçalo Do Amarante, São Miguel Do Gostoso, Senador Elói De Souza, Serra De São Bento, Serra Negra Do Norte, Taboleiro Grande, Taipu, Tenente Ananias, Tibau, Tibau Do Sul, Timbauba Dos Batistas, Umarizal, Upanema e Venha-Ver. A cidade de Jardim de Piranhas não foi contemplada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário