sábado, 26 de novembro de 2011

Cientistas sul-coreanos inventam uma espécie de RoboCop da vida real

Em 1987, muitos conheceram o RoboCop, policial metade homem e metade robô, em seu filme de ficção cientifica. Porém, agora, cientistas sul-coreanos inventaram uma espécie de RoboCop da vida real, que ficará encarregado de patrulhar prisões no país.

Segundo o jornal inglês Telegraph, o projeto, capitaneado pelo governo do país, teve custo total de 1 bilhão de wons (cerca de R$1,5 milhão). O robô, que tem 1,5 metro de altura, se move com a ajuda de 4 rodas, e consegue conversar com guardas e prisioneiros através de uma função de áudio remoto. Ele também possui um sensor que detecta anormalidades, como comportamento suicida e violento, reportando de forma automática aos policiais. O robô será utilizado, principalmente, durante turnos noturnos.

Lee Baik-Chull, líder do grupo de design do projeto, afirma que com a ajuda do robô, os policiais poderão se focar em outras atividades, como esforços em correção e reabilitação dos prisioneiros. Segundo ele, a equipe está trabalhando para deixá-lo com um visual mais amigável para os detentos, já que a parte do sistema de operação está quase concluída.

Uma prisão na cidade de Pohang, na Córeia do Sul, receberá 3 robôs para teste em março de 2012, quando o processo de desenvolvimento estará concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário