terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exposição fotográfica 'Fragmentos de uma Tradição' chega a Mossoró

O Sistema FECOMERCIO RN e SESC/RN realizam a exposição ‘Fragmentos de uma Tradição’, dos fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro. A exposição será realizada na cidade de Mossoró entre os dias 05 e 11 de dezembro. Em breve, será a vez de Caicó receber essa importante exposição.
Durante um ano, os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro estiveram entre idas e vindas na região do Seridó registrando o cotidiano dos tradicionais vaqueiros existentes. Nesta exposição há um destaque especial aos vaqueiros de Acari.

Como compreensão de imagem, as fotos geram um impacto precioso porque como foco da fotografia documental (termo cunhado por volta da década de 20), os grupos marginalizados e com pouca visibilidade são, através da fotografia, uma construção artística, política e social. Nesta exposição, com curadoria do fotógrafo Ricardo Junqueira, o público não verá a exposição completa, mas um fragmento de algo muito maior que está por vir!

Certo que a dificuldade de encontrar registros e catalogações adequadas de nossas diferentes realidades no Brasil afora, já torna essa exposição um registro inestimável de nossa cultura. Estamos olhando para fotos que não tiveram grandes interferências em sua disposição. Os fotógrafos captaram inúmeros momentos da presença deles no lidar com o gado, o cavalo, a casa, a comida, o trabalho diário e embora a presença dos fotógrafos seja em si, já uma intervenção, dá para perceber o quanto foram cuidadosos com essa presença.

Há uma força e beleza monumental nessas imagens uma vez que é uma atividade que pode desaparecer com o tempo e para muitos os vaqueiros são uma representação mítica. Eles se inserem quase numa dimensão à parte de uma contemporaneidade de recursos tecnológicos, shoppings centers e redes sociais. É o fator humano em sua existência mais bela e inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário