quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NASA divulga a imagem mais nítida da Terra


Nasa divulgou na última quarta-feira (25), a imagem com maior definição já feita do planeta Terra. A fotografia foi tirada pelo satélite Suomi NPP, responsável pelo estudo do clima.
Segundo a Nasa, trata-se da imagem mais incrível em alta definição já feita da Terra. A fotografia foi tirada em 4 de janeiro de 2012, com auxílio do instrumento VIIRS, o maior e mais importante dos cinco instrumentos a bordo do satélite.
Fotos da Terra já são uma tradição da Nasa. A primeira delas foi feita em 1972, com o Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço. Chamada de Blue Marble (Mármore Azul, em inglês), ela foi capa de revistas em todo o mundo.
A Blue Marble deste ano conseguiu superar as versões anteriores. Por meio dela é possível observar a Terra com uma riqueza de detalhes impressionante.
O satélite responsável pela imagem, antes chamado de NPP foi renomeado de Suomi NPP em 24 de janeiro de 2012 para homenagear o falecido Verner E. Suomi, meteorologista da Universidade de Wisconsin e um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário