segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto de Lei de deputado institui medalha de incentivo à poesia


O deputado George Soares-PR apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Projeto de Lei que institui a Medalha Cultural Poeta Renato Caldas, de incentivo à produção poética no Rio Grande do Norte.

De acordo com o Projeto, a Medalha será entregue anualmente a, no máximo seis poetas que se destacarem no ramo da poesia popular. A entrega será sempre em sessões solenes da Assembleia Legislativa, em outubro, mês de nascimento e de morte do patrono.

“Os poetas contemplados com a Medalha serão indicados previamente pelos deputados ou por instituições vinculadas ao setor cultural do Estado. O número de poetas contemplados deverá ser distribuído, proporcionalmente, entre a capital e o interior. Os poetas deverão ter naturalidade norte-rio-grandense e ou estarem radicados no Estado há pelo menos dois anos”, propôs George Soares em artigos do Projeto.

Na justificativa do projeto o deputado George Soares disse que Renato Caldas foi um poeta consagrado que se projetou no cenário cultural e rompeu fronteiras adotando para seus versos, com naturalidade, o gênero matuto. “Esse estilo lhe rendeu glórias e proporcionou respeito no meio literário, levando o nome da sua terra natal aos mais apartados rincões deste País”.
Renato Caldas nasceu em Assu no dia 8 de outubro de 1902 e morreu em 26 de outubro de 1999. O livro dele de maior destaque foi Fulô do Mato que teve grande importância para a vida literária do poeta e para a cultura do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário