terça-feira, 30 de outubro de 2012

Família acusa médico caicoense de ter sido negligente no atendimento a gestante e recém nascido


Familiares da paciente Carla Simone dos Santos estão acusando o médico caicoense Valdemar Araújo de ter se negado a prestar socorro a gestante, dentro do Hospital do Seridó em Caicó. O fato teria ocorrido no dia 27 de outubro deste ano, quando por volta das 3 horas da madrugada Carla entrou em trabalho de parto, sendo submetida a exame de toque pela parteira, e constatado que a mesma se encontrava com apenas 1 cm de dilatação.                                                                                    
De acordo com a família, após 8 horas no hospital, a paciente foi submetida a outro exame de toque, também realizada pela parteira, no qual ficou constatado que a mesma ainda se encontrava com o mesmo centímetro de dilatação. Por volta das 13 horas a paciente começou a passar mal, chegando a desmaiar e ficando desacordada. A família garante que neste momento, o médico Dr. Valdemar Araújo teria se recusado a prestar socorro à mesma.
Às 14 horas e 30 minutos o quadro da paciente se agravou. Os familiares e esposo da paciente começaram a implorar que Dr. Valdemar prestasse socorro a Carla Simone. Nesse instante, o esposo da paciente perguntou se o médico iria deixar a filha e a mulher morrerem e o mesmo respondeu com a seguinte afirmação: “Ela pode morrer, até eu vou morrer um dia”, disse Carlita Barbosa, irmã da gestante.
Valdemar só teria levado a paciente para a sala de parto por volta das 15 horas, e que apesar do clamor dos familiares, o médico se recusou a realizar o parto cesáreo. “Valdemar ordena ao policial de plantão para retirar todos os familiares da paciente do interior do hospital e manda uma enfermeira dizer que estava tudo bem, que Carla Simone já se encontrava com 8 centímetros de dilatação e que naquele exato momento a criança já estaria nascendo”, continuou Carlita.
De acordo com Carlita, outros profissionais que examinaram a paciente posteriormente em Currais Novos, afirmam que não acreditam que a mesma estivesse, no momento do parto, com a dilatação necessária, pois Carla Simone apresentava traços de quem teria sido vítima de um parto forçado. Alguns desses profissionais chegaram a demonstrar repúdio e até se emocionar com a violência sofrida pela mãe e a criança.
Após 3 horas de ser levada para sala de parto, às 18 horas, a criança finalmente nasceu. No momento em que a criança estava nascendo percebeu-se que a mesma se encontrava asfixiada já que o cordão umbilical havia laçado seu pescoço, levando-a a ter uma momentânea parada respiratória após o parto.
Assim, o nascimento ainda não representava o fim da angústia daquela mãe e sua filha, pois ambas foram levadas para Currais Novos. A criança estava em estado bastante grave, em decorrência do parto forçado, pois a mesma sofreu machucados, formando coágulos na sua cabeça. Infelizmente, a criança não conseguiu resistir e morreu”, completou Carlita Barbosa, que garante que nem sua irmã e muito menos sua sobrinha teriam recebidos a visita do médico Valdemar, durante as horas em que permaneceram, pós-parto no Hospital do Seridó.
Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário