A vida é algo muito interessante. Pois reparem vocês que hoje li uma matéria no blog celeiro de talentos que me deixou impressionado. Vocês já ouviram falar em Aderbal Bezerra ? Eu não só ouvi falar como conheci o próprio. Meus pais compravam leite a Aderbal que todos os dias encostava sua C 10 na frente lá de casa e batia um bom papo enquanto seu ajudante retirava o leite dos tambores ( sem água diga-se de passagem). O que eu não sabia, era que Aderbal foi um dos lutadores de Vale Tudo mais ativosde Caicó e do Rio Grande do Norte nas décadas de 50 e 60 obtendo inclusive expressão nacional.
Aderbal Bezerra dominando Bernardão |
QUEM ERA ADERBAL BEZERRA
Aderbal Bezerra da Cunha nasceu em 04/10/1929, em Serra Negra do Norte-RN. Caçula de seis irmãos, Aderbal ficou órfão de pai logo após seu nascimento e sua família passou por dificuldades durante sua infância e adolescência. Aos 17 anos migra para o Rio e alista-se na Marinha sendo de grande importância essa fase para moldar o futuro campeão dos ringues. Após sair da Marinha em 1948, o grande Aderbal começa a praticar luta livre no Rio de Janeiro e já começava a despontar como grande lutador.
Aderbal no auge da forma física |
Em 1953 aconteceu em Natal a primeira luta de Vale Tudo do estado. Aderbal enfrentou Bernardão, que viria a ser seu principal oponente durante muitos anos. A luta foi descrita por Osmar Mozinho de Oliveira “Biuce”, professor pioneiro da época, como caótica: “Foi a maior luta que houve no Estado do Rio Grande do Norte, eram dois homens muito fortes, com muita energia e muito jovens; o ringue tinha sido montado em cima dos tambores de gasolina; no decorrer da luta, o ringue quebrou-se e era tambor por todos os lados, o povo correndo, outros segurando Aderbal para ele não matar Bernardão e este sendo pego também por outras pessoas. Os tambores foram tirados e a luta continuou sem o ringue.”
ADERBAL TROUXE O VALE TUDO PARA CAICÓ
A partir de 1954 Aderbal participa de diversas lutas com os maiores nomes do Vale Tudo do nordeste e do Brasil. Por volta de 1955, Aderbal inicia na cidade de Caicó a implantação das lutas de Vale Tudo. De personalidade amigável, Aderbal vencia as dificuldades para promover as lutas com a ajuda do primo e amigo José Lucas, na época, funcionário do Banco do Brasil em Caicó. Lucas costumava ajudá-lo buscando patrocinadores usando de sua influência no comércio e, algumas vezes, emprestando dinheiro a Aderbal para a montagem do ringue.
ADERBAL, DE CAICÓ PARA O MUNDO
Em 1958, a Federação De Pugilismo do Rio de Janeiro convida Aderbal a se juntar a uma equipe composta de lutadores como Takeo Yano, Valdemar Santana, Passarito, Chouberi e outros. Essa equipe passa por diversas cidades do Brasil como Belo Horizonte, Belém do Pará e Fortaleza fazendo demonstrações. Além dessas cidades, o grupo passa por diversos países como Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina desafiando lutadores locais. A equipe chega a permanecer quatro meses em Caracas na Venezuela marcando o auge da carreira de Aderbal.
Aderbal enfrentou os maiores nomes do Vale Tudo como Ivan Gomes (cartaz do acervo de Hugo Lira) |
MORRE PRECOCEMENTE O CAMPEÃO ADERBAL
Em 1976 aos 47 anos, Aderbal encerra sua carreira e compra um sítio e passa a viver com a família. Ao longo da vida, Aderbal teve diversas esposas e filhos. Com sua última esposa, Marlete, teve seis filhos. Em fevereiro de 1984, Aderbal adoece e o diagnóstico de esquissostomose demora a ser descoberto. Em 12 de Junho de 1984 Aderbal faleceu aos 54 anos.
Postado no blog V&C Artigos e Notícias | Fonte da pesquisa: Blog Celeiro de Talentos
Gostei da materia eu quando criança assistir uma luta de aderbal com se nao estou enganado couro biu foi no Caico Esporte Clube em frente o Banco do Brasil.
ResponderExcluir