sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Equipe potiguar produz documentário sobre a Literatura de Cordel no Nordeste

A Literatura de Cordel é o tema do documentário Cordelíricas Nordestinas, projeto desenvolvido pelo coletivo de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura, que está a todo vapor em fase de gravações. O projeto é financiado com recursos do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura, na edição 2010, que homenageia o poeta Patativa do Assaré. O Cordel é uma arte popular caracterizada por uma seqüência de versos que se encadeiam para contar uma história, e geralmente é divulgada em folhetos amarrados em cordões, em bancas de revistas ou nas feiras livres.

O documentário destaca a figura do poeta sertanejo e os diversos aspectos que compõem a Literatura de Cordel. A tradição do Cordel, as normas técnicas, a métrica, a poética, as xilogravuras, entre outros aspectos serão evidenciados através de depoimentos de cordelistas e também de pesquisadores da cultura popular com foco no cordel nordestino.

Cordelíricas Nordestinas vai ressaltar também a história do Cordel, uma arte originária da trovadoresca Europa medieval, que há muito tempo foi incorporada e ressignificada se constituindo numa das identidades do povo sertanejo. O desafio é retratar artisticamente a literatura de cordel, abrindo caminho para o reconhecimento da linguagem em todas as suas formas, seja escrito, recitado, cantado e encenado.

O ritmo das gravações segue adiantado. A equipe já entrevistou diversos nomes representativos do cordel no Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos, como Medeiros Braga, cordelista paraibano que publicou vários livros e mais de 80 títulos em cordel, e a dupla pernambucana de violeiros Iranildo Vila Nova e Valdir Teles, famosa pelos seus versos de improviso.

Os poetas potiguares Crispiniano Neto, que escreve versos há cerca de 20 anos, e Antônio Francisco, um dos cordelistas de grande destaque no Nordeste, também participam do documentário. A equipe já ouviu alguns repentistas como os potiguares Mundoca Dantas e José Ribamar, e o pernambucano José Edinaldo dos Santos, mais conhecido como o Ceguinho Aboiador. No Rio Grande do Norte as gravações foram realizadas em Acari, Mossoró e Serra do Mel e agora a equipe se prepara para gravar em Natal, Parnamirim e Santo Antônio do Salto da Onça. A previsão de lançamento do projeto é em 2012
Com informações do portal V&C Artigos e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário