quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Corintians de Caicó completa 44 anos de existência

Equipe campeã estadual em 2001

O clube surgiu em 1963, no dia 25 de janeiro de 1968, a fusão entre o Coríntians Esporte Clube e o Atlético de Caicó deu origem ao Atlético Clube Coríntians. O maior responsável pela fundação do clube foi Valdemir Marcelino de Assis.
Tudo começou com peladas às margens do rio Seridó, por aqueles que eram preteridos pelo Caicó, até então apontado como o melhor time da região do Seridó.
A partida que marcou a estreia oficial da equipe foi contra seu homônimo da Paraíba, o Corinthians de Campina Grande, e realizou-se no antigo estádio Walfredo Gurgel – que já não existe mais. Com uma vitória, foi selado o nascimento oficial do Galo do Seridó.
O segundo jogo foi contra o América, também da Paraíba, com nova vitória da equipe potiguar. Para este confronto foi cobrado ingressos pela primeira vez, o que rendeu 27 mil cruzeiros, mais que suficientes para cobrir os 22 mil investidos na organização do clube por Valdemir e ainda quitar todas as dívidas remanescentes e abrir a primeira conta do Coríntians no banco da cidade.
Em 1977 o Coríntians ingressou pela primeira vez na elite do futebol potiguar, direito adquirido por vencer – de forma invicta – o campeonato citadino no ano anterior, organizado pela Liga. A equipe caicoense terminou na sexta colocação, mas vergou em seus domínios o ABC, quebrando uma invencibilidade de 26 jogos do adversário.
No ano seguinte o clube novamente está na primeira divisão, mas sem condições financeiras de arcar com as despesas de viagem, saí da disputa em 1979, só retornando 15 anos depois, em 1993 – e para mostrar a sua força, terminou o campeonato na terceira colocação e invicto no Marizão. Em 1997, nova parada, novamente por questões financeiras, que obrigaram o clube a manter-se licenciado até 2000, quando retornou para ser quarto lugar.
Mas a maior glória estava reservada para a entrada do novo século. Em 2001, sob a presidência de Álvaro Dias, o Coríntians ergue a taça do campeonato Potiguar, se tornando o primeiro clube do interior a conseguir este feito.
Hoje no Dia do seu Aniversário o Galo enfrenta o America de Natal as 20:30 no estadio Marizão,Jogo valido pela 4º rodada do campeonato estadual.
Fonte: Rosivan Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário