quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto de “Educação de Trânsito na Escola lança cartilha educativa em Caicó


O Projeto de “Educação de Trânsito na Escola” dá mais um passo importante na cidade de Caicó, ao lançar a Cartilha Educativa destinada a 1.041 alunos das escolas da rede pública e privada daquele município seridoense, distante 262 quilômetros da capital. A solenidade será realizada no auditório do 6º Batalhão de Polícia Militar sediado naquela cidade, às 10h de amanhã, 4ª feira 23, com a presença de diretores das escolas contempladas com o projeto, autoridades civis e militares.
O projeto, que tem a parceria do Detran-RN, foi idealizado pelo major PM Francisco Borges da Silva Neto, comandante do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual de Caicó, e está sendo executado desde o ano passado por policiais militares daquele Distrito. Ele explicou que a iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações educativas sobre trânsito, direcionadas aos alunos das escolas da rede pública e privada de Caicó, educando, orientando e conscientizando os futuros usuários para as vias urbanas. O conteúdo teórico e prático abrange assuntos sobre direitos e deveres à luz do Código Brasileiro de Trânsito, buscando a mudança do perfil do futuro usuário de trânsito.
“O presente projeto justifica-se pela necessidade de formarmos condutores e pedestres mais educados e conscientes dos seus direitos e deveres. formando-os desde o ensino fundamental. O processo facilitará o futuro condutor de veículos e pedestres, uma vez que desde criança eles irão aprender noções básicas de segurança no trânsito” – ressaltou o comandante.
O Projeto, com a adoção da Cartilha Educativa, trabalha dez lições de trânsito num intervalo de quarenta e cinco minutos cada lição. Paralelo à cartilha, o instrutor exibe “vídeos” relacionados aos assuntos específicos em pauta. A arte também auxilia na fixação do assunto com a utilização de desenho e pinturas. Nas três lições de “Semáforo e faixa de pedestre”, os alunos são deslocados da sala de aula para o campo (geralmente, na Ilha de Santana), ou em semáforo ou faixa de pedestre mais próxima da escola.
O projeto foi lançado em 27 de outubro de 2011, no auditório do 6º BPM e em 31 de outubro iniciou os trabalhos nas Escolas Municipais Paulino Barcelos, no bairro Paraíba, e Olívia Pereira Rodrigues, no bairro Paulo VI. A formatura dos alunos das duas escolas pioneiras se deu no dia 21 de dezembro de 2011, atendendo 272 crianças na faixa etária de 8 à 12 anos de idade. O Projeto tem um mascote que é conhecido pelo apelido carinhoso de Agente Aguiar, fazendo uma alusão à Águia, símbolo das Polícias de Trânsito do Brasil.
Assessoria de Comunicação do Detran-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário