
Anna Karolina Azevedo, da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal), Ismael Romão dos Santos, da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã) e Klleyson Freitas dos Santos, da Escola Estadual Professora Iracema Brandão Araújo (Acari), são os representantes potiguares que vão apresentar seus trabalhos na capital federal, entre os dias 1 e 3 de agosto. No congresso, eles participarão de seleção para representar o Brasil na etapa continental, na Colômbia.
Os jovens vão à Brasília acompanhados da professora Vera Reis, coordenadora do Parlamento Juvenil no Rio Grande do Norte e técnica da Subcoordenadoria do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação. Para o estudante do segundo ano de Ensino Médio, Ismael Romão, realizar esse trabalho não trouxe grandes dificuldades, já que ele mantém a prática de escrever desde cedo. “Gosto muito de escrever e fazer cordel, ainda mais com o tema sobre a inclusão digital, que acabou facilitando as coisas”, disse.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação de estudantes que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, oferecendo-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.
Os parlamentares juvenis têm mandato de dois anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio. Podem participar estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, matriculados em escolas da rede pública de ensino, e que tenham entre 14 e 17 anos.
Além disso, os alunos devem estar interessados ou engajados em projetos sociais desenvolvidos no âmbito escolar ou da comunidade e nos temas relativos à sua participação cidadã. Para o perfil desejado é preciso ser capaz de levar a voz do grupo o qual representa, ter ideias inovadoras e ter participação nas discussões. É necessário também saber se comunicar e interessar-se pela temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário