sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O QUE ACONTECEU COM O MEU SERIDÓ?


A sensação é que hoje, sexta-feira, 05 de outubro, eu acordei em outro lugar do mundo, e não no meu querido Seridó.

Faltando 2 dias para escolhermos nossos representantes, o que mais sinto e vejo nas ruas e nas redes sociais é um clima pesado, tenso. A região, literalmente, está pegando fogo!

Graças a Deus, está perto desse pesadelo terminar. Tenho amigos, fami
liares e clientes na região inteira, e é deprimente ver tantas pessoas se desentenderem por causa de política. Se ao menos soubessem discutir 'política' de forma pacífica, saudável, sem violência, sem provocações, agressões, mentiras, insultos, mas com argumentos convincentes e ideias bem colocadas, seria ótimo para a democracia. Mas daí atacar uns aos outros de forma desenfreada e irresponsável, motivado pela 'paixão cega' por seu candidato, é sinal claro de alienação.

Cada pessoa tem suas razões pra votar no candidato que escolheu para governar sua cidade. E devemos respeitar isso. Infelizmente, para muitos, a motivação é financeira, e essa prática é quase impossível de se extinguir. É lamentável. Mas na minha humilde opinião, não podemos nem devemos renegar nossa evolução natural, e, em pleno século 21, concordar com esse tipo de atitude e muito menos nos comportarmos como seres das cavernas, agindo de forma irracional, sem sabermos respeitar a opinião alheia, nem fazermos de conta que não vemos erros e acertos de quem governa ou já governou os municípios da região.

O tempo passou e muita coisa mudou. Acredito eu que, nos dias atuais, qualquer um dos candidatos que esteja disputando o cargo para prefeito de sua cidade, tem plena consciência que a maneira de governar mudou, e muito! O povo agora tem acesso mais rápido e fácil as informações, está mais esclarecido e as cobranças são maiores. Sendo assim, a pressão e a responsabilidade de fazer uma boa administração, transparente e compromissada com o bem estar da população, é maior. Até porque, para esse candidato, é a garantia de uma sobrevida no mundo da política. Se ele fez pelos seus governados, merece uma segunda chance, reelegendo-se ou fazendo seu sucessor. Caso contrario, a alternância do poder, que é algo saudável, torna-se inevitável. Então temos boas razoes para acreditar que o próximo prefeito fará uma boa administração. O passo inicial será dado domingo, dia 7, através do nosso voto.

É desse poder de botar e tirar que não podemos abrir mão. A nossa capacidade de nos indignar, de analisar o que está certo ou errado deve ser resguardada. O prefeito é um ser humano normal, sujeitos a erros e acertos. Eles não são divindades nem devem ser tratados como tal. Ele é um de nós. Não devemos temê-lo. O poder a ele atribuído, partiu das nossas mãos, através do nosso voto. Fomos nós que o indicamos para guiar nosso município. E para que o progresso seja assegurado, o prefeito deve saber ouvir a população, deve governar com nossa ajuda para que ele possa acertar mais do que errar. Seja parceiro do seu futuro prefeito. Apenas 1 candidato assumirá a prefeitura. E esse governará para todos.

A campanha desse ano foi uma boa oportunidade para que eles conhecessem a realidade dos seus municípios. Os candidatos que andaram de rua em rua, principalmente nos bairros periféricos, nas regiões carentes e na zona rural da região Seridó, sabem que muita coisa precisa mudar. Viram a realidade nua e crua. Quem dera se a sensibilidade despertada naquele momento perdurasse os 4 anos de mandato. Mas sabemos que não é assim. Para alguns sobra vontade, para outros falta. Para alguns, os poucos recursos estaduais e federais recebidos pelo município inviabilizam uma transformação no panorama local. Para outros, o que impede isso é um melhor gerenciamento dos recursos públicos. Cada cidade é um caso. Além do mais, não há como agradar a todos. É impossível. E se a administração dele não te agradou, também não é motivo para ser tratado como seu inimigo mortal. E é exatamente o que acontece em algumas cidades. Isso beira o absurdo.

Além do mais, acho mais válido que nós como cidadãos deveríamos, após o pleito, concentrar esforços no sentido de ajudar o próximo prefeito a administrar nossa cidade, dando sugestões, ideias e aprimoramentos ao seu projeto de governo, ao invés de desperdiçarmos tempo nas intermináveis e nocivas discussões nascidas no calor de um final de campanha, onde apenas 1 naturalmente, sagra-se vencedor.

E no final das contas, devemos respeitar o candidato escolhido por nosso semelhante. É direito dele. Assim como podemos e devemos exigir que respeitem a nossa escolha, é direito nosso. Simples assim.

Me orgulho da educação que recebi dos meus pais. Do trato e consideração que tenho com as pessoas. Sejam do meu convívio diário ou não. Me orgulho do meu grande círculo de amizades, do meu caráter, minha personalidade. O respeito para com os outros é uma virtude que carrego desde criança. E isso é algo característico do sertanejo.

O Seridó tem um material humano riquíssimo. Somos conhecidos pela hospitalidade, pelo carisma, pela forma fraterna e cordial como tratamos nossos conterrâneos e visitantes. É inadmissível que, por interesses mesquinhos, o seridoense abra mão dessa característica, e passe a tratar seu semelhante de forma lastimável. O diálogo ainda é a melhor arma num conflito, seja ele qual for. Não abra mão de suas amizades, das pessoas que tem amam, da sua paz, da harmonia do seu lar, do trabalho...por causa de divergências políticas.

Tenha consciência da sua opinião e valorize a do seu semelhante. Respeite quem não concorda com suas escolhas. Mas, sobretudo, seja coerente e faça a escolha certa.

por Geovanne Pereira.
facebook/geovannepereira1

Nenhum comentário:

Postar um comentário