domingo, 10 de março de 2013

Jardim de Piranhas encerra Semana da Mulher



Uma semana diferente foi proporcionada às mulheres de Jardim de Piranhas, na região Seridó. Ao invés de cartãozinho, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), decidiu arregaçar as mangas e levar até as jardinenses a possibilidade de conhecer o seus direitos e deveres. Para isso, foi montada uma longa programação que durou toda a semana.
As discussões foram iniciadas na segunda-feira, 4, com palestras. O primeiro foi o advogado Nicodemos Victor Dantas da Cunha que falou sobre Direito. Na terça, 5, a convidada foi a enfermeira Narjara Cristina Figueiredo que discutiu sobre saúde da mulher e o programa da saúde. A principal discussão aconteceu na quarta-feira, 6, com a palestra “Enfrentamento da violência contra a mulher” com a bacharel Dulcinéia Maria da Costa, delegada da delegacia da mulher de Caicó.
Na quinta-feira, 7, o assunto foi novamente a “Saúde da mulher”, mas com foco na alimentação. A convidada foi a nutricionista Sarah Judith Batista Teixeira. Nessa sexta, 8, a programação foi mais longa, começando às 13h com corte de cabelos e escovas para as participantes. À noite, aconteceu o encerramento do evento com o auditório lotado e a participação do prefeito Elídio Queiroz, de lideranças comunitárias, feministas, e outras autoridades.
Para o prefeito Elídio Queiroz, a Semana da Mulher é um modelo a ser seguido pelos demais colegas do Seridó e RN. “A mulher vem conquistando seus espaços a cada dia, mas ainda há muita desigualdade com relação ao homem e enquanto isso acontecer no mundo, não teremos uma justiça social real”, disse Elídio.
A secretária de Assistência Social, Cristina Queiroz, garantiu que o trabalho de atenção à mulher será estendido a partir das ações do município e da repetição de ações como esta. “Precisamos insistir nessas discussões para que a mulher entenda a sua importância no contexto social e assuma o lugar que é dela por direito”, adiantou.
A coordenadora do Cras, responsável pelo Encontro de Mulheres, Daisy Queiroz disse que o evento foi de muita serventia porque, a principal intensão, era abordar temas sobre as mulheres na contemporaneidade, apontar seus papeis e tirá-las do ciclo vicioso: casa/trabalho.
Para ela, o momento mais importante da semana aconteceu na quarta-feira, 6, com a presença da delegada Dulcinéia Maria da Costa. “Por ela ser mulher e delegada, as mulheres se interessaram muito por sua palestra”, disse, lembrando que as mulheres atendidas pelo Cras vivem em situação de risco. “A semana da mulher será mantida, vamos pegar os frutos bons desse evento para que, no próximo ano, seja colocada em prática e de melhor forma”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário