Nesta semana, um casal de namorados teve um iPhone roubado enquanto caminhava na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Porém, conseguiram recuperar o aparelho com a ajuda do aplicativo Find My iPhone, que rastreia o aparelho pelo GPS e envia sua localização para o proprietário.
O roubo ocorreu enquanto o casal, que preferiu não se identificar, voltava da praia na Barra da Tijuca e foi abordado por duas pessoas numa motocicleta. "A gente saiu da praia e tava caminhando, aí mais à frente eu vi uma moto se aproximando e parando... Naquele momento eu já sabia que ia ser assaltada".
Aparentando estar armado, o garupa desceu da moto e, dentre outros pertences, ordenou que lhe entregassem o iPhone. Em seguida, os dois subiram na moto e fugiram. Eles só não contavam com o Find My iPhone, que agora já vem instalado no iOS 5, a última versão do sistema operacional do telefone da Apple.
Após registrar a ocorrência, a vítima de 29 anos acessou sua conta no aplicativo por meio de um computador e habilitou a função de rastreamento. Em apenas alguns segundos ela tinha a localização exata do seu aparelho e, consequentemente, dos bandidos que a roubaram. Em seguida, ligaram para a polícia e passaram as informações.
"Eu entrei com a minha conta da Apple no iCloud, apertei o botãozinho Find My iPhone e ele abriu o mapa do Google, mostrando [a localização] com um delay de até um minuto. Aí ele mostrou onde tava o celular, numa rua que eu não conhecia. Eu procurei no Google Maps, vi qual era o bairro e o meu namorado ligou pro 190 da polícia e falou 'roubaram um iPhone agora e eu sei aonde tá porque eu tô vendo pelo GPS dele', e deu o endereço".
Aproximadamente 15 minutos depois de ligar para o 190, a vítima recebeu uma ligação de um policial pedindo o número do seu celular para que ele pudesse confirmar que o aparelho nas mãos do suspeito (que estava sendo observado) era mesmo o seu. Com a confirmação, os dois foram presos em flagrante, levados para a delegacia, e o iPhone recuperado. "Eu dei o número do celular (para o policial). Quando ele ligou, o suspeito olhou para o celular. Nesse instante o policial contou que ligou a sirene, deu voz de prisão e levou o rapaz pra delegacia".
Após recuperar o seu celular, a dona teve uma surpresa: durante o pouco tempo em que ficaram com o celular, tudo que os bandidos fizeram foi tirar algumas fotos - cerca 20 fotografias.
Os bandidos não tinham passagem pela polícia e, pelo visto, nem experiência com roubos. Um deles, inclusive, tinha emprego formal.
Para os interessados, o aplicativo Find My iPhone pode ser baixado gratuitamente em nossa seção de downloads.
Nenhum comentário:
Postar um comentário