Nesta segunda-feira, 12/12/11, a exatos 40 anos, era realizada a partida no Estádio Juvenal Lamartine entre as equipes do América 1 x 2 Santos. Os foram de Amorim para o time rubro, Edu e Pelé para o time alvinegro. Vale salientar que o Rei, pela primeira vez, pisava o gramado do Juvenal Lamartine.
Na foto ao lado, Pelé na piscina do Hotel Reis Magos, tendo ao seu lado o ex-atleta Ribamar Cavalcante.
Estádio Juvenal Lamartine: 80 anos de história
O estádio Juvenal Lamartine foi inaugurado em 28 de outubro de 1928 (28 de setembro e 12 de outubro são outras datas citadas por pesquisadores), sendo o primeiro estádio de Natal exclusivamente voltado para a prática do futebol e do atletismo. À época, mesmo com poucos recursos, o então governador do estado, Juvenal Lamartine, seridoense de Serra Negra do Norte, que empresta o nome ao estádio, decidiu emitir 74 contos de réis em letras do tesouro pagos ao então proprietário do imóvel de 11.834 m2, dr. Núnzio Gianatázio, com o objetivo de naquela nobre localidade no bairro do Tirol, construir o primeiro estádio da cidade. Para o projeto da obra, foi contratado o funcionário do IBGE, Clodoaldo Caldas, uma vez que a cidade não possuía nenhum arquiteto naqueles idos.
O estádio foi concluído num prazo de seis meses. No jogo inaugural, o ABC venceu o Cabo Branco, da Paraíba, por 5 a 2, em jogo válido por um torneio interestadual que teve também a participação do América. O primeiro gol marcado no novo estádio foi feito por Deão, jogador do ABC. A capacidade do mesmo era de 600 pessoas sentadas numa arquibancada de madeira e cerca de 3 mil em pé ao redor do campo. A iluminação do Juvenal Lamartine foi inaugurada em 13 de julho de 1946, durante um torneio envolvendo Fortaleza (CE), América (PE), Treze (PB) e América (RN). Neste dia, o América-RN golearia o Treze-PB por 5 a 1. Os postes que ainda hoje podem ser vistos no estádio, são os mesmos da inauguração.
Juvenal Lamartine (com chapéu de palha na mão esquerda) e os presidentes dos clubes presentes a festa |
A partir de 1972, o estádio do Tirol deu a sua vez à recém-inaugurada praça de esportes do Castelão, no bairro de Lagoa Nova. O último clássico ABC x América jogado no Juvenal Lamartine aconteceu em 23 de abril de 1972, com a vitória do alvi-negro por 1 a 0, gol de Joílson. Hoje, o antigo estádio está com sua estrutura bastante deteriorada. Abriga ainda algumas partidas das categorias de base e ali, funciona a sede da Federação Norteriograndense de Futebol e algumas lojas comerciais que servem de fonte de renda para a Federação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário