segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dia Nacional da Cultura será comemorado com homenagem a Luiz Gonzaga


No dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), é comemorado o Dia da Cultura no Brasil. A data comemorativa foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579.
O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, será o homenageado da 18ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2012, que será entregue pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pela presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 11h.
Neste ano é comemorado 100 anos de nascimento de Gonzagão, que, para o conselho da ordem, foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popularbrasileira, tornando-se um ícone do povo nordestino.
A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. Desde a criação da homenagem pelo governo federal, por decreto em 1995, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições, públicas e privadas.
Os agraciados são inicialmente indicados por qualquer cidadão, que depois são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito. Os nomes aprovados seguem para a Presidência da República, que aprova o decreto e publica os nomes dos condecorados no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário