sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MUNDO, INFELIZMENTE, NÃO ACABOU!



por Alcimar da Silva Araújo
                Já escrevi um texto semelhante, anos atrás, sobre o fato de o mundo não haver acabado conforme fora anunciado. Em minha curta jornada nesta vida, já perdi a conta das vezes em que se profetizou o final dos tempos. Nem sei por que a mídia e muita gente dá crédito a esse tipo de baboseira. Ainda bem que dá para se divertir um pouco com a situação, a exemplo do que fez a Rede Globo com o hilariante “Como Aproveitar o Fim do Mundo”, estrelado por Alinne Moraes e Danton Mello.
                Mas, pensando bem, não teria sido nada mau o mundo ter chegado ao fim ontem. Analisando-se racionalmente o que se passa no Brasil e no restante do planeta, constata-se que a vida atual não se mostra muito aprazível. Conflitos armados no Oriente Médio, crise econômica, graves problemas ambientais, seca no Nordeste, Corinthians campeão da Libertadores (rsrsrs), tudo isso torna a convivência na Terra um fardo difícil de suportar.
                Aqui em Jardim, de uns vinte anos para cá, não basta contar até 10 para evitar se envolver em algum conflito. O aumento da criminalidade, a chegada do crack, a absurda concentração de renda, o descaso com a Educação e a Saúde, a falta de oportunidades para os jovens, só para citar alguns de nossos crônicos problemas, contribuem para que os jardinenses vivam cada vez mais intranquilos e sem esperança.
                Esse cenário tenebroso permite uma única conclusão: o mundo deveria ter mesmo acabado ontem! Deus, em Sua infinita bondade, bem que poderia nos ter proporcionado esse alívio. Basta de tanto sofrimento e decepção. A raça humana já deu inúmeras demonstrações de não merecer o precioso dom da vida. Este planeta, dotado de tantas belezas e riquezas, não merece um inquilino mesquinho e sórdido como o homem, que, ao longo dos séculos, tratou a Terra com um desprezo incompreensível.
                Quem me conhece, certamente, já percebeu que não falo sério. Os anos que já vivi me trouxeram alguns quilos a mais e milhares de cabelos brancos; todavia, não me privaram – ainda – da lucidez. Apenas os lunáticos torceram pela confirmação da profecia Maia. Não me incluo dentre estes. Ainda que não vivamos no mundo ideal, prefiro qualquer vida, por pior que seja, à melhor das mortes. Um único bom momento compensa um dia inteiro de tristezas e sacrifícios. O beijo recebido à noite, dado por quem se ama, alivia todas as dores. Respirar, alimentar-se, sorrir, abraçar, contemplar o nascer e o pôr do Sol são alguns dos inúmeros prazeres a nós proporcionados por este planeta.
                O mundo que deveria ter acabado ontem era o da fome, o da ambição desmedida, o do individualismo, o da falta de caráter, o da intolerância, o do desrespeito, o da soberba, o do desamor. Se esses mundos houvessem desaparecido, não mais assistiríamos, doravante, a homens e mulheres digladiando-se por mais poder e riquezas. Não mais seríamos testemunhas de cenas degradantes, como as que se viram durante a disputa eleitoral deste ano. A educação, o respeito, a civilidade e o mérito, finalmente, seriam valorizados como merecem. E, enfim, nosso querido Jardim de Piranhas se tornaria o melhor dos mundos, por toda a eternidade.
                Feliz Natal a todos! Desejo-lhes um novo ano de muita paz, saúde e amor. E que todos nós, juntos, esforcemo-nos para tornar este mundo um lugar melhor de se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário