segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Encontro de Bandas Filarmônicas de Timbaúba dos Batistas

Dentre as diversas inovações na programação da Festa de São Severino Mártir, de 09 a 18 de dezembro, está o 1º Encontro de Bandas Filarmônicas de Timbaúba dos Batistas, a ser realizado no dia 15 de dezembro.
O Seridó, é uma das regiões de maior musicalidade do país, em quase todas as cidades existem bandas filarmônicas. A cultura musical do Seridó é bem antiga, as primeiras bandas surgiram há mais de 150 anos e ainda estão em atividade. Vários músicos dessas bandas tiveram reconhecimento nacional e internacional, dentre eles vale destacar Felinto Lúcio e Tonheca Dantas, cujas composições musicais foram incorporadas ao repertório sacro do Basílica de São Pedro, no Vaticano. 
Atualmente, destaca-se o Município de Cruzeta, como um celeiro de músicos e regentes. Foi dessa musical cidade que veio Mizael Cabral, para lapidar a cultura musical de Timbaúba dos Batistas.
O Encontro de Bandas Filarmônicas é um evento imperdível, pois, além de burilar a nossa cultura musical, vai nos remeter a preservação das nossas raízes históricas, tão esquecidas nos dias de hoje.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou o maestro Mizael Cabral da filarmônica de Timbaúba dos Batista-RN. Gostaria de agradecer pela divulgação que a revista Encanto do Seridó está nós proporcionando, e dizer que é de enorme importância para o crescimento do nosso trabalho, esse trabalho que é feito com muito esforço e suor, mas que tem em sua essência uma filosofia que é a de dar oportunidade, respeito, educação, amor, carinho a essas crianças e jovens dessa referida cidade, e nossa forma de pensar é que: agente não está formando apenas grandes músicos, a intenção é também de formar grandes cidadões de respeito e de responsabilidades diante da sociedade.

    Os encontros de bandas filarmônicas é uma das tradições mais importantes do nosso estado, é a cultura viva e exemplo de que a cultura é que mantém o nosso povo, por isso não podemos deixar morrer essa grande manifestação.

    A (ACUST) Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas-RN, convidou três Bandas filarmônicas que estão se destacando no cenário das bandas de musica do nosso estado: a filarmônica de Cruzeta na qual quero destacar que a mesma está comemorando seu aniversário de 25 anos de existência, a filarmônica de Serra Negra do Norte, e a filarmônica de São Tomé-RN da região potengir na qual a mesma gravou vários arranjos e composições do maestro Mizael Cabral.

    Vai ser um grande concerto!

    Gostaria muito de divulgar em nosso blog a matéria que foi lançada na revista.

    Deixo-lhes o contato

    mizaelcabral@gmail.com

    ResponderExcluir