O colorido e os jogos dos sites atraem o público infantil (Foto: Reprodução/DailyMail) |
Pessoas mal intencionadas têm um novo alvo para propagação de vírus e ameaças virtuais: as crianças. Um site com jogos infantis infectou, sozinho, 12.600 usuários em apenas um mês, de acordo com informações da Avast.
O nome da página é CuteArcade e seu principal chamariz são os jogos oferecidos gratuitamente para as crianças. A maioria dos vírus desse tipo apresenta “game” ou “arcade” no nome.
Para atrair a atenção do público infantil, os hackers (ou crackers, termo mais preciso) desenvolvem jogos que demandam muitos cliques. Conforme o jogo acontece, a página carrega de maneira silenciosa elementos que não são esperados pelo internauta mirim.
Pelas informações da Avast, os cavalos de troia instalados por esse método rodam no computador e, em seguida, levam o navegador para outras páginas - essas sim responsáveis por baixar os vírus mais pesados. As crianças são usadas para atrair a instalação dos softwares, mas o interesse principal dos crackers são os dados dos pais dos pequenos, como o número do cartão de crédito ou endereço para cobrança.
A Avast ainda afirma que muitos dos sites parecem ser legítimos, ainda que não sejam. A dica da empresa é que usuários estejam sempre com o navegador e com aplicativos de segurança atualizados. E o mais importante: não é possível detectar um site malicioso apenas pelo seu visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário