segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A importância das feiras de artesanato: rede inglesa de restaurantes compra 1,7 mil peças de artesã paraibana

A artesã Maria das Neves Paiva, conhecida por Nevinha das Cerâmicas, recebeu de uma rede de restaurantes da Inglaterra a encomenda de 1,7 mil peças e, com o pagamento, vai ampliar o atelier em Itabaiana. Ela está expondo seu trabalho no Salão do Artesanato do Governo do Estado.
O salão, que ficou aberto durante um mês, é vitrine para artesãos de várias localidades da Paraíba é montado anualmente, sempre no período de alta estação. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, muitos artesãos que expõem nesses salões negociam contratos com clientes brasileiros e estrangeiros para, após o término do evento, produzir as peças encomendadas.
Presente nos salões de artesanato há várias edições, Nevinha das Cerâmicas aumenta as vendas a cada ano. "Vendo muito bem nos salões, onde também fecho negócios futuros com clientes que visitam as feiras”, disse.
Na próxima semana, Nevinha começará a produção das peças encomendadas para a Inglaterra. Parte do pagamento já foi depositado na conta da artesã. Ela, o marido e colaboradores têm um prazo de 90 dias para entregar as panelas, que atravessarão o oceano via container, que será embarcado no porto de Suape, em Pernambuco.
De acordo com Nevinha, esta não é a primeira vez que os ingleses compram suas famosas panelas pretas e marrons. O primeiro pedido, há alguns anos, foi de 125 peças. No ano seguinte, eles compraram 750 unidades. O maior pedido, feito pela mesma rede de restaurantes ingleses, foi de três mil peças.
Ela contou que os ingleses são exigentes e se encantaram com a qualidade e com o acabamento de suas panelas e demais utensílios, uns feitos de barro comum e outros de argila especial. Por dia, são "armadas” 75 peças; no dia seguinte, elas passam pelo acabamento e secagem e, em seguida, vão ao forno. Em 30 dias, a carga chega à Inglaterra.
O 15º Salão de Artesanato da Paraíba, que se encerrou neste domingo (22), esteve aberto todos os dias, das 15h às 22h, desde o dia 22 de dezembro e reúne trabalhos de artesãos vindos de todas as regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário